Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte, antiga residência oficial dos governadores de Minas Gerais, abriga exposição permanente “Palácio das Mangabeiras: de residência do governador a um parque para todos”, desenvolvida em parceria com a PUC Minas.

O 2º andar da casa é destinado a exposições temporárias. A da vez é a “(Des)culpa”, que apresenta a jornada materna da própria pintora e ilustradora, Lu Simão. A protagonista é a personagem “Culpa”, e como a artista diz, a mostra veio para inspirar uma geração de mães a rir da própria culpa, até que ela perca a graça.

Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press
Reportagam: Ana Luiza Soares

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com/
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas/

#parque #mangabeiras #exposicao

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A casa do governador era considerada uma área de segurança, então aqui dentro não tem muitas imagens daqui de dentro, das pessoas aqui de dentro.
00:07Mesmo os jornalistas, depois que apareceu o celular, os jornalistas tinham que deixar o celular na portaria, então não tem muitas imagens daqui de dentro.
00:16Então, qual é a ideia principal dessa história? A ideia é juntar, começar a fazer um trabalho de pesquisa do que foi esse espaço.
00:25Então fizemos uma parceria com a PUC, com o Departamento de História da PUC, e essa exposição que tem aqui é o início da apresentação desse trabalho.
00:36A exposição Desculpa, inspirando essa geração de mães a rir da própria culpa até que ela perca a graça, tem como intuito levantar essa pauta da culpa materna,
00:47que eu entendi que é uma dor cultural, que todas as mães carregam.
00:51E a ideia da exposição é justamente desconstruir o tamanho que essa culpa costuma ter na vida das mães que acham que existe um modelo perfeito para desempenhar esse papel.
01:04Então é uma exposição bem-humorada, que traz bastante leveza para esse contexto da maternidade,
01:10e ao final essa mãe é capaz de jogar essa culpa fora.
01:14Então o nosso objetivo é que a pessoa saia daqui mais leve, rindo mais de si mesma e curtindo mais esse papel de mãe.
Comentários

Recomendado