Pular para o playerIr para o conteúdo principal
A adesão da Ucrânia à União Europeia entrou oficialmente na mesa das negociações de paz conduzidas pelos Estados Unidos para encerrar a guerra com a Rússia. Uma fonte próxima ao diálogo revelou nesta sexta-feira que Washington apoia a incorporação de Kiev ao bloco a partir de 2027, enquanto segue pressionando os ucranianos a aceitar concessões territoriais a Moscou.

Imagens: AFP

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com/
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas/

#ue #ucracia #adesão

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O Plano de Paz dos Estados Unidos para pôr fim à guerra na Ucrânia inclui a adesão de Kiev à União Europeia, com efeito a partir de janeiro de 2027.
00:10A informação foi repassada à AFP nesta sexta-feira por um alto representante dos negociadores, familiarizado com os termos postos à mesa.
00:18Segundo o funcionário, que pediu anonimato, a adesão ao bloco está estipulada, mas é uma questão de negociação e os americanos são favoráveis.
00:25A Ucrânia candidata para fazer parte da União Europeia desde junho de 2022.
00:31O processo é em princípio demorado e enfrenta, entre outros obstáculos, a resistência da Hungria, uma pedra no caminho diante da necessidade do sim unânime pelos 27 membros do bloco.
00:42Há pouco mais de três semanas, os Estados Unidos apresentaram um plano para encerrar a guerra iniciada pela Rússia em fevereiro de 2022.
00:49A versão original do documento foi considerada muito favorável à Moscou.
00:52A pedido de Kiev e de seus aliados europeus, o plano foi revisto em pontos centrais.
00:58Na noite de quarta-feira, a Ucrânia enviou uma nova versão a Washington.
01:02Na quinta-feira, o presidente Volodymyr Zelensky forneceu pela primeira vez detalhes sobre o conteúdo conforme o estado atual das negociações.
01:09Segundo o líder ucraniano, os Estados Unidos continuam pressionando Kiev a fazer concessões territoriais significativas à Rússia.
01:16Mas o Washington, de acordo com Zelensky, também tem a influência necessária para convencer líderes contrários à adesão da Ucrânia a mudarem de posição.
01:24Zelensky ainda citou que o governo americano propôs a retirada do exército ucraniano dos territórios que mantém sob seu controle na região leste de Donetsk,
01:32para a criação de uma zona econômica livre desmilitarizada.
01:35Nós acredito que este documento deveria ser...
01:37...
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado