A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz Narges Mohammadi voltou a ser alvo da repressão no Irã, ao ser detida de forma violenta pelas forças de segurança do país, nesta sexta-feira. A prisão ocorre poucos meses após sua libertação temporária por motivos de saúde e reacende críticas internacionais ao tratamento dado a dissidentes e ativistas pelos autoridades iranianas.
Imagens: AFP
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai
Siga o Portal UAI nas redes sociais: Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/ Twitter - https://twitter.com/em_com/ Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas/
00:00As forças de segurança iranianas prenderam de forma violenta a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2023, Nargis Mohamad, nesta sexta-feira.
00:09A informação foi publicada por sua fundação, em uma postagem na Plataforma X, e confirmada à AFP por seu advogado francês.
00:17Na mesma rede social, o marido de Mohamad, que mora em Paris, afirmou que a esposa foi presa na cidade de Machade, no leste do país, juntamente com uma colega ativista.
00:25Ambas participavam de uma cerimônia em memória de um advogado encontrado morto em seu escritório na semana passada.
00:32Mohamad foi libertado em dezembro de 2024 de sua prisão na cadeia de Evin, perto de Teherã, por motivos de saúde, mas foi sublinhado naquele momento, que se tratava apenas de uma medida temporária.
00:43Além disso, segundo a própria, ela não estava permitida de deixar o Irã.
00:47Hoje, com 53 anos, a iraniana passou grande parte da última década encarcerada, condenada e presa repetidamente por seu combate contra a obrigatoriedade do véu para mulheres e contra a pena de morte.
Seja a primeira pessoa a comentar