Após um dia difícil em que mais de 2 milhões de imóveis ficaram sem energia elétrica em São Paulo, por causa de fortes rajadas de vento, a Aneel enviou um ofício para a Enel cobrando explicações. Reportagem: Pedro Tritto
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/SeQHtqb6fMc Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00E depois de mais um dia complicado em que mais de dois milhões de imóveis ficaram sem energia elétrica em São Paulo por causa de fortes rajadas de vento, a Agência Nacional de Energia Elétrica enviou um ofício para a Enel, cobrando explicações.
00:16Os detalhes na reportagem de Pedro Trito.
00:18Em nota, o órgão afirmou que a reincidência e a gravidade das falhas podem configurar descumprimento contratual e levar até a rescisão da concessão.
00:31A Enel ressaltou que a Defesa Civil Paulista já havia alertado sobre a previsão da formação de um ciclone extratropical em áreas de concessão da Enel.
00:41A agência ainda relembrou de outros casos de queda de energia, como os que ocorreram em 2023 e 2024.
00:50O documento cobrou uma descrição detalhada do evento climático e do plano de contingência feito pela empresa após o alerta da Defesa Civil com a data e o horário que tomou conhecimento do fenômeno climático.
01:05Também foi solicitado provas de que a Enel possui uma estrutura adequada à dimensão e complexidade da área de concessão, que seja capaz de responder de forma ágil e eficaz a eventos climáticos.
01:22A quarta-feira foi complicada para os paulistanos.
01:25As rajadas de vento chegaram a 98,1 km por hora e deixou um rastro de estragos, como árvores caídas, voos cancelados e milhões de pessoas sem energia elétrica.
01:39O corpo de bombeiros registrou pelo menos 514 chamados por queda de árvores ao longo do dia.
01:46Às três horas da tarde, por exemplo, Ipiranga, Moca, Vila Prudente e Campo Limpo já estavam sem energia.
01:53Já por volta das oito da noite, mais de dois milhões de endereços ainda estavam sem luz.
02:01A Enel explicou que a área de concessão foi afetada por fortes rajadas de vento desde a madrugada, com a entrada de um ciclone extra-tropical pelo sul do país.
02:12Além disso, a distribuidora mobilizou e reforçou antecipadamente seu quadro em campo.
02:19E ao longo do dia, 1.300 equipes atuaram para reestabelecer o fornecimento de energia para cerca de 2 milhões de clientes.
02:28Em caso de falta de luz, a companhia orientou que os clientes priorizem os canais digitais para agilizar o atendimento.
Seja a primeira pessoa a comentar