Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 7 semanas
Transcrição
00:00E voltamos a falar dele. Novas fotos mostram o cometa 13 Atlas ativo antes da sua aproximação com a Terra.
00:11O visitante interestelar deve atingir o ponto mais próximo do nosso planeta no dia 19 de dezembro. Vamos conferir.
00:20A NASA e a Agência Espacial Europeia revelaram um novo conjunto de imagens que estão entre as mais nítidas e reveladoras já capturadas do cometa interestelar 13 Atlas.
00:36Os registros obtidos pelo telescópio espacial Hubble e pela sonda Jupiter Icy Moons Explorer, mais conhecida como JUICE, mostram o visitante cósmico com brilho e atividade notavelmente intensificados após sua recente passagem próxima ao Sol.
00:53O Hubble capturou uma imagem que mostra o núcleo do 13 Atlas envolto por uma brilhante atmosfera de gás e poeira, conhecida como coma.
01:02Na fotografia, as estrelas ao fundo aparecem como rastros luminosos, resultado da técnica usada para acompanhar o objeto em seu movimento rápido.
01:12Já a sonda JUICE, que está em rota para estudar as luas de Júpiter, conseguiu um registro ainda mais próximo.
01:19De uma distância de apenas 66 milhões de quilômetros, seus instrumentos capturaram o cometa em alta atividade, exibindo claramente duas caudas distintas.
01:29Uma de plasma, formada por gás eletrificamente carregado, e outra mais tênue, composta por partículas de poeira.
01:37A análise preliminar sugere que o aquecimento causado pela passagem próxima ao Sol intensificou a atividade do visitante, fazendo com que ele liberasse grandes quantidades de gás e poeira.
01:49Estimativas iniciais indicam que seu núcleo possui entre 440 metros e 5,6 quilômetros de diâmetro, o que o tornaria potencialmente o maior objeto interestelar já observado.
02:02A campanha de observação vai continuar nas próximas semanas.
02:05O objeto, que viaja a uma velocidade estimada de 210 mil quilômetros por hora, já passou por seu ponto de maior proximidade com o Sol em outubro.
02:16Agora, segue em direção ao seu encontro mais próximo com a Terra, previsto para o dia 19 de dezembro, quando ele vai estar a cerca de 270 milhões de quilômetros do nosso planeta.
02:27Uma distância segura, mas suficientemente próxima para estudos detalhados.
02:35Uma distância segura, mas suficientemente próxima para estudos detalhados.
Comentários

Recomendado