Integrantes da gestão Trump pressionam para que a defesa da Otan seja liderada pela Europa após divergências em relação aos investimentos e atuação na área militar. Segundo informações de bastidores, o governo americano estipulou um prazo até 2027 para que os aliados europeus assumam a responsabilidade pelas capacidades convencionais de defesa. Reportagem: Matheus Dias
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/pUHoag3G7WE Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Integrantes da gestão Trump pressionam para que a defesa da OTAN seja liderada pela Europa após divergências em relação aos investimentos e atuação na área militar.
00:10Acompanhe com o Matheus Dias.
00:12Os Estados Unidos devem pressionar para que a Europa assuma a maior parte das capacidades de defesa da OTAN, desde a inteligência até mísseis, disseram autoridades.
00:22A mensagem foi transmitida em uma reunião em Washington na última semana, entre a equipe do Pentágono e várias delegações europeias, que viram com ceticismo a possibilidade disso acontecer até 2027, que é o prazo final dado para que o progresso ocorra.
00:39No encontro, os americanos sinalizaram insatisfação com os avanços que o bloco fez para aumentar suas capacidades de defesa desde a invasão na Ucrânia em 2022, e ameaçam reduzir a participação em alguns mecanismos militares da OTAN.
00:51Além disso, Washington também pretende redirecionar parte de seu orçamento bilionário em defesa para investir mais em inovação, produção, implementação de políticas industriais e no comércio.
01:04Estratégia que a China, sua principal concorrente global, já estabeleceu.
01:09A transferência de responsabilidade mudaria drasticamente a forma como os Estados Unidos, que é um membro fundador da OTAN, trabalham com parceiros militares importantes.
01:18Representantes europeus tentam ganhar tempo, afirmando para integrantes do governo norte-americano que seria necessário mais do que dinheiro e vontade política para substituir certas capacidades e funções exercidas pelos Estados Unidos no curto prazo,
01:33como a produção de algumas armas, sistema de defesa e até inteligência, trabalhos que levariam anos para serem desenvolvidos.
Seja a primeira pessoa a comentar