A Catedral de Mariana apresenta série de concertos nas noites de dezembro, com destaque para a volta do órgão Arp Schnitger, que estava há mais de 10 anos sem tocar.
A organista Josineia Godinho fará a abertura do projeto Sons do Sagrado, acompanhada dos trompetes de Érico Fonseca e José Vítor Assis, nesta segunda-feira (8/12).
Construído na Alemanha no início do século 18, este órgão teve uma passagem por Portugal. Em 1747, o instrumento foi posto à venda e acabou sendo adquirido pelo Rei D. João V das mãos do organeiro João da Cunha, com a intenção de enviá-lo para a cidade de Mariana.
A partir de sua instalação na Sé de Mariana em 1753, o órgão Arp Schnitger se tornou o ponto focal de uma intensa vida musical na catedral.
Foi somente na década de 1970, após a realização de pesquisas que confirmaram sua procedência e reconheceram sua extraordinária importância para o patrimônio de instrumentos musicais brasileiro e global, que se iniciou um esforço concentrado de restauração do instrumento.
Imagens: Leandro Couri/EM/D.A Press
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai
Siga o Portal UAI nas redes sociais: Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/ Twitter - https://twitter.com/em_com/ Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas /
Seja a primeira pessoa a comentar