Honduras faz contagem de votos em corrida presidencial renhida após intervenção de Trump
Trump chocou os hondurenhos na sexta-feira ao anunciar que iria perdoar o ex-presidente Juan Orlando Hernández, a cumprir uma pena de 45 anos numa prisão norte-americana por ter ajudado traficantes de droga a transportar cocaína para os Estados Unidos.
LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/12/01/honduras-faz-contagem-de-votos-em-corrida-presidencial-renhida-apos-intervencao-de-trump
Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.
00:00O candidato conservador, Nasri Asfura, está um pouco à frente dos seus rivais na eleição presidencial de Honduras, de acordo com os resultados preliminares.
00:10Com 34% dos votos contados, o Conselho Nacional de Eleições diz que Asfura, do Partido Nacional, estava a liderar com cerca de 530 mil votos.
00:19No entanto, a corrida está a revelar-se muito disputada, com o candidato liberal, Salvador Nasralla, também com pouco mais de meio milhão de votos.
00:27Já a Ritchie Moncada, que foi ministra da Defesa do atual Partido de Liberdade e Refundação, parece ter ficado consideravelmente atrás dos outros candidatos.
00:57Os resultados de Asfura podem dever-se em parte a um apoio surpresa anunciado na sexta-feira por Donald Trump.
01:19O presidente dos Estados Unidos da América disse que o candidato do Partido Nacional expressou uma posição de linha dura sobre o narcotráfico,
01:27e por isso seria o único ao qual a sua administração estava disposta a trabalhar.
01:32O presidente norte-americano também ameaçou cortar a ajuda dos Estados Unidos da América às Honduras, caso Asfura perdesse a eleição.
01:40O Conselho Eleitoral tem até 30 dias para anunciar os resultados finais.
01:44Para além de um novo presidente, os honduranhos também votaram para um novo parlamento e para centenas de vereadores.
Comente primeiro