Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 6 horas
Transcrição
00:00E a gente começa o programa de hoje falando de um plano da Casa Branca para turbinar pesquisas em diversas áreas com a inteligência artificial.
00:10Vamos conferir agora os detalhes.
00:16O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira uma ordem executiva que estabelece a missão Gênesis.
00:25Trata-se de um plano para usar inteligência artificial para acelerar descobertas científicas.
00:31A ideia é direcionar os avanços da tecnologia para áreas como saúde, energia e manufatura.
00:37Para isso, o Departamento de Energia dos Estados Unidos vai desenvolver uma plataforma de IARC que usa dados científicos federais para treinar modelos destinados à pesquisa.
00:46A ideia é ajudar a compartilhar informações entre instituições acadêmicas e privadas com mais facilidade, acelerando a aplicação prática da inteligência artificial.
00:57De acordo com o documento da Casa Branca, as principais áreas beneficiadas serão biotecnologia, materiais críticos, energia de fissão e fusão nuclear, exploração espacial, ciência da informação quântica e semicondutores e microeletrônica.
01:14O plano prevê colaboração entre o setor público e o privado.
01:17Segundo uma fonte interna do governo norte-americano, que falou em anonimato a Bloomberg, empresas como a NVIDIA, a Dell e a HPE aumentarão os recursos de computação para abastecer essas instalações.
01:31Big techs como Oracle e a própria NVIDIA já vêm trabalhando com o Departamento de Energia dos Estados Unidos em computação para laboratórios públicos.
01:39Em maio deste ano, a Dell anunciou que estava desenvolvendo um supercomputador para uso no laboratório Berkeley, que fica na Califórnia.
01:48A missão Genesis deve incentivar mais acordos deste tipo.
01:52Segundo o chefe de gabinete do Departamento de Energia, Carl Cole, a iniciativa sinaliza que o governo Trump considera a corrida de IA tão importante quanto a corrida espacial ou o desenvolvimento da bomba atômica.
02:05A demanda por inteligência artificial também aumentou a demanda por data centers, que consomem muita energia e levantam preocupações sobre a confiabilidade da rede elétrica.
02:16Isso sem contar a disponibilidade de energia e o preço para os consumidores.
02:21O secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright, afirmou que o projeto reduziria os preços ao tornar a rede elétrica mais eficiente.
02:31Mas ele não revelou como isso vai ser feito.
02:35Música
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado