A ministra do Meio Ambiente do Brasil apoiou a marcha com milhares de manifestantes pelas ruas de Belém, a capital do Pará, que está sediando a COP30, a primeira conferência climática da ONU na Amazônia.
00:00O sexto dia da COP30, a primeira conferência climática da ONU na Amazônia, foi marcado por uma marcha com milhares de manifestantes pelas ruas de Belém, a capital do Pará.
00:12O objetivo foi pressionar as autoridades e os negociadores da COP a tomarem medidas urgentes contra os estragos causados pelo aquecimento global e o uso de combustíveis fósseis.
00:22Os povos indígenas pediram a demarcação de seus territórios.
00:26A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fez questão de legitimar as manifestações, afirmando que no Brasil, em uma democracia conquistada e consolidada, elas não são feitas apenas dentro do espaço da ONU.
00:38E voltou a repetir o discurso do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
00:42E eu quero aqui repetir as palavras dele, quando disse em que pese nossos desafios e contradições, nós temos que fazer o mapa do caminho para a transição, para o fim da dependência de carvão, de petróleo e de gás.
01:07Aqui é o lugar da gente marchar para desenhar o mapa do caminho que precisa sair dessa COP, rumo à transição, para o fim do desmatamento, para o fim do uso de combustível fósseis.
01:26Vários participantes da COP30 consideram que cada parte permanece firme em suas posições e aguardam a chegada dos ministros na segunda-feira,
01:35que deverão buscar um consenso entre cerca de 200 países até 21 de novembro, quando a conferência climática vai terminar.
Seja a primeira pessoa a comentar