Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que a redução das tarifas anunciada pelo governo Donald Trump, que derrubou taxas de importação de produtos alimentícios, incluindo café, carne, açaí e manga, de 50% para 40%, é um passo “positivo” e na direção correta. Segundo ele, porém, a tarifa de 40% ainda representa uma “distorção” para itens brasileiros e precisa ser corrigida nas próximas rodadas de negociação.
Reportagem: Janaína Camelo

Assista ao Jornal Jovem Pan completo: https://youtube.com/live/ozVKaMJnam4

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalJovemPan

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A edição de hoje do Jornal da Manhã começa destacando pra você que os Estados Unidos reduziram as tarifas de importação de 200 produtos e o governo federal considera que essa decisão está no caminho certo. Porém, afirma que vai continuar negociando. Os detalhes com Janaína Camelo.
00:18Um dia depois de Donald Trump remover a chamada tarifa de reciprocidade global aplicada a produtos importados de diferentes países, o vice-presidente Geraldo Alckmin disse que a decisão dos Estados Unidos foi positiva e na direção correta.
00:33Alckmin convocou uma coletiva de imprensa neste sábado no Palácio do Planalto pra comentar o assunto.
00:39Isso beneficia no caso do Brasil, exclui da tarifa de 50%, café, baixa de 50 para 40, tira 10%. Café, carne, frutas, manga, suco de laranja, esse foi pra zero, é o mais beneficiado e representa 1,2 bilhão de dólares.
01:06A exportação do suco de laranja para os Estados Unidos.
01:12Alckmin disse que o Brasil vai trabalhar pra reduzir a tarifa mais ainda, especialmente sobre aqueles produtos sobretaxados com 40%, como o caso do café.
01:21Segundo o vice-presidente, há uma distorção que precisa ser corrigida.
01:25Primeiro, nós vamos continuar trabalhando pra reduzir mais. Realmente, no caso do café, não tem sentido. Ainda é alta, 40%.
01:36E o Brasil é o maior fornecedor de café para os Estados Unidos, especialmente arábica.
01:45Agora, são avanços sucessivos. Desde a ordem executiva, primeira, saiu celulose e ferroníquel. Foi pra 0%.
01:57Na sexta-feira, Donald Trump anunciou a retirada em cima de cerca de 200 produtos importados da tarifa global de reciprocidade, aplicada em abril desse ano.
02:15No Brasil, essa taxa foi de 10%. No entanto, ela se somou ao tarifácio de 40%, aplicado logo em seguida a alguns produtos brasileiros, como a carne bovina e o café, que continuam sobretaxados dessa forma.
02:29No entanto, em declaração, Donald Trump afirmou que novas reduções de tarifas não estão previstas.
02:35Levantamento da Confederação Nacional da Indústria mostra que a decisão dos Estados Unidos de remover a tarifa global atinge 80 produtos agrícolas brasileiros que são vendidos aos Estados Unidos.
02:46E que 76 deles continuarão sofrendo a tarifa de 40%.
02:51E aí
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado