Um novo estudo destacou que o Brasil é um dos menores emissores de CO2 no setor de veículos leves e pesados. A avaliação considerou todo o ciclo, desde a produção até o descarte dos veículos. Reportagem: Bruno Pinheiro, diretamente da COP30.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/nC5SiTW62nM
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00De acordo com o estudo da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, o Brasil é um dos países que se destacam por emitir menos dióxido de carbono em veículos leves e pesados.
00:12É assunto aqui do Bruno Pinheiro.
00:14O estudo divulgado pela Anfávia revela que o Brasil se destaca como o país com as menores emissões de CO2 em veículos leves e pesados, considerando todo o ciclo de vida dos automóveis.
00:27Essa análise, realizada ao longo de 2025, é a primeira do tipo no país e compara as emissões do Brasil com as de outras nações, revelando dados surpreendentes sobre a sustentabilidade do setor automotivo nacional.
00:43Intitulado Caminhos da Descarbonização, o estudo avalia as emissões de carbono desde a produção até o descarte dos veículos, abordando o conceito conhecido como do berço ao túmulo.
00:56Essa análise inclui uma variedade de veículos como automóveis leves, os caminhões urbanos e ônibus, levando em consideração as características específicas de cada tipo de transporte.
01:10Para o superintendente de meio ambiente e sustentabilidade da CNI, o Davi Bontempo, a política de descarbonização é a que mais tem desenvolvido no Brasil.
01:21Aqui dentro do Brasil a gente tem várias políticas públicas que estão pavimentando esse caminho para que o empresário possa operar com segurança jurídica, com regras claras.
01:32Então tivemos aí a aprovação no ano passado do mercado de carbono, do combustível do futuro, dos bioinsumos, de eólica offshore.
01:40Então todos esses estão convergindo para que o Brasil tenha um destaque ainda maior quando se fala de economia de baixo carbono.
01:46Os veículos leves analisados incluem automóveis de passeio com motor de ciclo Otto, híbridos e elétricos, enquanto os pesados abrangem os caminhões e ônibus com diferentes vidas úteis.
02:00A pesquisa considera também a eficiência energética e a composição dos combustíveis utilizados no Brasil e em outras nações.
02:10Os dados são claros.
02:12Os automóveis brasileiros movidos a etanol apresentam uma pegada de carbono inferior à de veículos elétricos com baterias chineses operando no Brasil.
02:22Isso se deve em parte à matriz elétrica nacional, que é 90% renovável, reduzindo significativamente as emissões ao longo do ciclo de vida.
02:33Além disso, o estudo ainda aponta que abastecer um carro flex apenas com etanol pode reduzir as emissões em até 60% em comparação ao uso exclusivo de gasolina.
02:46O Brasil já faz parte de uma base mais limpa, com os biocombustíveis e tecnologia flex, oferecendo uma vantagem competitiva em relação a outros mercados.
02:59O Davi Bontempo ainda destaca a agenda dos biocombustíveis para fortalecer a cada dia mais a política de descarbonização e a necessidade de financiamentos para garantir essas ações.
03:12A questão é como fortalecer cada vez mais essa política pública.
03:17Eu não conheço um outro país que num posto de combustível você tenha tantas opções como o etanol.
03:22A nossa gasolina já tem uma mistura também bastante elevada com o etanol.
03:26Temos o biodiesel, enfim, temos aí uma alternativa e uma expertise de longa data para se trabalhar a questão dos biocombustíveis olhando para a descarbonização.
03:35No segmento de veículos pesados, os caminhões urbanos brasileiros se destacam como os que emitem menos CO2 no planeta.
03:44O estudo revela que um caminhão a diesel com 15% de biodiesel emite menos que um caminhão 100% elétrico na China.
03:52Os ônibus urbanos do Brasil, eles também apresentam a menor pegada de carbono e destacando-se pela eficiência dos veículos elétricos em operação.
04:04Apesar dos resultados serem positivos, a pesquisa enfatiza que a descarbonização requer esforços conjuntos de todos os setores da economia.
04:16O descarte de veículos, embora não tenha um impacto direto nas emissões, gera efeitos indiretos ao estimular a reciclagem e a renovação da frota.
Seja a primeira pessoa a comentar