Ataques dos EUA no Pacífico: chefe da diplomacia europeia pede cumprimento do direito internacional
Na cimeira CELAC-UE, na Colômbia, os líderes abordaram os ataques dos EUA a embarcações suspeitas de tráfico de droga. O México defendeu a soberania nacional, uma vez que os ataques dos EUA terão causado a morte de 69 pessoas.
LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/11/09/ataques-dos-eua-no-pacifico-chefe-da-diplomacia-europeia-pede-cumprimento-do-direito-inter
Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.
00:00A chefe da diplomacia europeia está a participar numa cimeira na Colômbia que está a ser ofuscada pelos ataques militares dos Estados Unidos na região.
00:09Caia Callas defendeu que para o bloco comunitário usa força só se justifica em legítima defesa ou com base numa resolução da ONU.
00:18A cimeira que pretende fortalecer a cooperação entre a União e a América Latina e Caraíbas tem ficado marcada por divisões sobre as ações de Washington contra alegadas e embarcações de narcotraficantes.
00:41O secretário da Defesa dos Estados Unidos diz que desde setembro 69 pessoas morreram num total de 14 ataques perto da Venezuela e no Pacífico.
00:52O presidente da Colômbia apelidou estas mortes de execuções extrajudiciais.
00:57A relevância da cimeira também tem sido questionada devido à ausência de líderes de topo do bloco europeu.
Comente primeiro