TETSUYA YAMAGAMI CONFESSA ASSASSINATO DE SHINZO ABE NO JAPÃO
O japonês Tetsuya Yamagami, de 45 anos, acusado de assassinar o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe em 2022, declarou-se culpado nesta terça-feira (28) no tribunal de Nara, cidade onde o crime ocorreu. O julgamento, um dos mais aguardados da década no país, deve ter o veredicto divulgado em janeiro.
Durante a audiência, Yamagami afirmou que “é tudo verdade”, ao confirmar ter atirado contra Abe com uma arma artesanal enquanto o político discursava em público. O crime chocou o Japão, conhecido por sua rígida segurança e baixíssimos índices de violência armada. Abe, o líder que mais tempo permaneceu no poder no país, havia deixado o cargo em 2020 por motivos de saúde.
Segundo a investigação, Yamagami teria agido por vingança contra a Igreja da Unificação, grupo religioso sul-coreano ao qual acreditava que Abe tinha ligações. O acusado culpa a entidade pela ruína financeira da família, após sua mãe doar cerca de 5 milhões de reais em ofertas. Caso seja condenado por assassinato, ele poderá pegar prisão perpétua. A pena de morte, ainda vigente no Japão, é reservada a casos com múltiplas vítimas.
Reprodução: AFP
Acesse o site:
uai.com.br em.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!
Siga o Portal UAI nas redes sociais: instagram.com/estadodeminas twitter.com/portalUai twitter.com/em_com
Seja a primeira pessoa a comentar