00:00E mesmo sem casos de intoxicação por metanol aqui em Minas, o Estado recebeu do Ministério da Saúde o antídoto usado no tratamento.
00:10Eu volto a falar ao vivo com o Tarek Cardoso. Tarek, e aí? Quantas unidades, quantas doses desse antídoto Minas Gerais recebeu, hein, do Ministério da Saúde?
00:20Carol, foram 152 unidades do Fomepizol, que é um componente importante neste tipo de tratamento. Ele é um dos mais potentes existentes no mercado.
00:35Segundo as informações também enviadas pelo Ministério da Saúde, Minas Gerais vai receber 336 ampolas de etanol farmacêutico, outro medicamento usado para o mesmo tipo de intoxicação.
00:46O Fomepizol é um medicamento raro e altamente eficaz que impede que o metanol se transforme em ácido fórmico, prevenindo complicações graves como acidose metabólica.
00:55O etanol farmacêutico também é usado pelo SUS no tratamento de intoxicação por metanol.
01:00Atualmente, Minas Gerais não registra casos suspeitos. No Brasil, até 13 de outubro, foram aí 213 notificações de intoxicação por metanol, com 32 casos confirmados e 181 em análise.
01:14O envio faz parte de uma distribuição nacional organizada pelo Ministério da Saúde.
01:18Só aqui na capital ficarão aí disponíveis 76 ampolas desse medicamento. Carol.
01:24Obrigada, Tarek, pelas informações. Que bom que Minas Gerais também está aí no radar do Ministério da Saúde, mesmo sem casos de intoxicação no Estado.
Seja a primeira pessoa a comentar