A Polícia Civil de São Paulo realiza nesta terça-feira (14) uma operação contra uma rede criminosa envolvida na produção e venda de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. Ao todo, 150 policiais civis cumprem 20 mandados de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo a capital, Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Presidente Prudente e Araraquara. Reportagem: Danúbia Braga
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/rZteeyK-35I
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Muito bem, agora de Brasília nós vamos voltar aqui para São Paulo, porque a polícia aqui do estado de São Paulo deflagrou uma operação para desmantelar uma rede criminosa envolvida na produção e comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas.
00:16Danúbia Braga está novamente conosco aqui no Jornal da Manhã. Danúbia, infelizmente, é algo que a gente sempre ouviu falar, a falsificação de bebidas.
00:26Claro que esse caso agora é extremamente grave, muito mais grave, mas expõe aí um mercado que existe, infelizmente, e que está vitimando brasileiros aqui, principalmente em São Paulo.
00:40Seja bem-vinda mais uma vez ao Jornal da Manhã, Danúbia.
00:42Exatamente, Matos. Um crime que já era, ainda que comum, essa questão de falsificação e adulteração de bebidas alcoólicas, mas que agora está matando pessoas, né, por conta do metanol.
00:56Então, com isso, a operação, nesta terça-feira, a Operação Fonte do Veneno, 20 mandados de busca e apreensão sendo cumpridos em algumas cidades.
01:09É uma operação coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais, pelo DEIC, a fim, justamente, de desmantelar essa organização, esses criminosos que estão envolvidos na produção e comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas.
01:24Operação que faz parte de uma força-tarefa, por parte do Governo do Estado de São Paulo, por conta, muito, dessas intoxicações por metanol.
01:33A gente já tem a informação de que um homem foi preso. A princípio, eram 20 mandados de busca e apreensão somente, mas, durante a operação, um homem já foi preso, ele estava armado.
01:43A operação é essa, então, que justamente tem o objetivo de localizar esses locais, essas fábricas clandestinas e fazer apreensões, tanto de bebidas, de garrafas, maquinários,
01:56seja também documentos e outros objetos que possam, de alguma forma, contribuir com a produção e comercialização dessas bebidas adulteradas.
02:04São cumpridos, então, mandados de busca e apreensão, além da capital paulista, que tem sete mandados, o restante em Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Presidente Prudente e Araraquara.
02:18Cerca de 150 policiais empenhados, então, nessa operação, em que vai ter um balanço ao longo do dia.
02:26A gente já tem a informação, por parte da Secretaria de Segurança Pública, de que um homem foi preso durante a operação, ele estava armado, então, envolvido nessa produção de bebida alcoólica adulterada.
02:38A gente também vai trazer um rápido balanço de qual é a situação atual de intoxicações por metanol no país e ainda de notificações e casos que estão sendo investigados.
02:50O Brasil já registra, então, 32 casos confirmados de intoxicação por metanol através de bebidas alcoólicas adulteradas, trazendo também 213 notificações, ou seja, casos que também seguem investigação.
03:03181 casos em investigação, 32 confirmados, 320 suspeitas já foram descartadas.
03:10Mas, desses 32 casos confirmados, 28 são de São Paulo, do estado de São Paulo.
03:18Paraná tem três e Rio Grande do Sul tem um caso confirmado.
03:22Cinco mortes também confirmadas de intoxicação por metanol, sendo ali nove que estão ainda em investigação.
03:31Em relação aos casos suspeitos, São Paulo tem a maior parte desses casos suspeitos e aí, por isso, existe toda uma força-tarefa a fim de que esses casos sejam ou confirmados ou rapidamente descartados.
03:45Então, a gente segue acompanhando essa operação.
03:48Ao longo dessa manhã ainda deve ter um novo balanço, né, de quantos mandados de busca e apreensão foram cumpridos e se tem alguma outra prisão também.
03:56Fato é que são 32 casos de intoxicação por metanol confirmados e a gente tinha, até então, 51 prisões desde o dia 30 de setembro, quando essa força-tarefa ficou ainda mais intensa por conta das intoxicações por metanol.
04:11E agora, somando, então, essa nova prisão, provavelmente esse número vai aumentar para 52 ou ainda mais.
04:16A gente vai seguir acompanhando de perto. Volto com vocês no estúdio.
04:19Danúbia Braga, daqui a pouco ela retorna conosco na programação da Jovem Pan.
Seja a primeira pessoa a comentar