A um mês da COP30: ministra brasileira pede apoio da UE para novo fundo em defesa das florestas
Em entrevista exclusiva à Euronews, Sonia Guajajara defendeu o novo mecanismo de financiamento que será lançado oficialmente durante a COP30, no Brasil. A iniciativa destina 20% dos recursos aos povos indígenas e às comunidades locais.
LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/10/10/a-um-mes-da-cop30-ministra-brasileira-pede-apoio-da-ue-para-novo-fundo-em-defesa-das-flore
Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.
00:00Há exatamente um mês da COP30, sediada em Belém, no Brasil, o governo anfitrião procura reunir apoio para um novo fundo em defesa das florestas tropicais.
00:12Em entrevista exclusiva à Euronews, a ministra brasileira dos povos indígenas explicou que o mecanismo vai fornecer pagamentos anuais aos países em desenvolvimento como recompensa pela manutenção ou aumento das florestas.
00:27Sonia Guajajara pede o apoio dos países europeus.
00:32Então é muito importante que a União Europeia também possa já demonstrar adesão a este fundo, contribuindo com recursos financeiros e assim sensibilizar outros países também a colocarem seus recursos para que a gente possa seguir protegendo as florestas tropicais no mundo.
00:55A iniciativa propõe um modelo inovador de financiamento para a conservação, com o apoio de US$ 125 mil milhões, sendo US$ 100 mil milhões de financiamento privado e o restante de fundos governamentais e filantropia.
01:1220% desses recursos serão destinados aos povos indígenas e comunidades locais.
01:18Comprovadamente, os territórios indígenas, os povos indígenas, são os que mais preservam a biodiversidade, as florestas e que têm essa contribuição muito significativa para o equilíbrio do clima a partir do seu próprio modo de vida.
01:40Em reunião, durante a última Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque, o presidente Lula da Silva confirmou antecipadamente que o Brasil vai contribuir com mil milhões para o fundo.
Comente primeiro