O ministro Luís Roberto Barroso comunicou sua saída antecipada do Supremo Tribunal Federal.
O anúncio ocorreu no fim da sessão plenária da quinta-feira, 9 de outubro de 2025. O magistrado informou a decisão ao deixar a Corte, onde atuou por cerca de doze anos. Barroso, aos 67 anos, tinha o direito de permanecer no cargo até 2033. A aposentadoria acontece antes do prazo legal.
Em seu pronunciamento, o ministro citou o desejo de buscar novos rumos. Ele afirmou não ter apego ao poder. Barroso mencionou a vontade de viver a vida sem as exigências do cargo. Os ônus da função acabam sendo transferidos aos familiares, disse ele.
A decisão abre uma nova vaga no Supremo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá indicar um nome para a posição. Esta será a terceira indicação do presidente ao STF durante o atual mandato. O ministro Barroso deixou a Presidência do Supremo em setembro, após mandato de dois anos. Ele agora deixa definitivamente a cadeira na Corte.
Imagem: STF Foto: Foto: Antonio Augusto/STF
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai
Siga o Portal UAI nas redes sociais: Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/ Twitter - https://twitter.com/em_com/ Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas /
Seja a primeira pessoa a comentar