Trump diz que existe um "conflito natural" com o Canadá ao receber Mark Carney na Sala Oval
Trump minimizou o declínio do número de canadianos que visitam os EUA, sublinhando que a maioria dos habitantes do país vizinho "continua a adorar" os EUA. O presidente dos EUA acredita que as relações entre os dois países serão totalmente restabelecidas após a conclusão de um acordo comercial.
LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/10/08/trump-diz-que-existe-um-conflito-natural-com-o-canada-ao-receber-mark-carney-na-sala-oval
Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.
00:00Mark Carney regressa à Casa Branca numa altura em que as relações entre o Canadá e os Estados Unidos chegaram a mínimos históricos.
00:07As tarifas de Trump sobre as importações canadianas e até as ameaças de anexação do país não ajudaram a fortalecer a aliança.
00:14O que acontece antes da revisão do Acordo Comercial Estados Unidos-México-Canadá, fundamental para a economia canadiana.
00:30Trump disse que estava disposto a rever o Acordo de Livre Comércio, que foi promulgado durante o seu primeiro mandato, ou a procurar acordos diferentes.
00:41Na sala oval, o presidente norte-americano reconheceu que existe um conflito natural com o Canadá, apesar de existir também o que chamou de amor mútuo.
00:50Em agosto, Trump aumentou as tarifas sobre os produtos canadianos, mas muitos estão isentos sob o atual Acordo de Livre Comércio.
00:56O primeiro-ministro do Canadá está sob pressão interna para chegar a um entendimento que consiga tarifas mais baixas,
01:03principalmente em setores específicos como o aço e o alumínio, que atualmente enfrentam direitos aduaneiros de 50%.
Comente primeiro