Faltando menos de uma semana para o Círio de Nazaré, fiéis e visitantes movimentaram a Praça Santuário, no bairro Nazaré, em Belém, nesta segunda-feira (6), com momentos de devoção, emoção e fé. Devotos e turistas foram até o local para amarrar fitinhas de promessas na grade da Basílica, uma tradição de fé que ultrapassa gerações ao longo do tempo. Os pedidos marcam a expectativa para viver a grande festa, que acontece no dia 12 de outubro, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.
00:00Cheguei aqui, o primeiro lugar que eu queria vir, né, a minha fé, eu sou católico, a cidade que eu moro lá tem a Basílica da Aparecida, então, nada mais justo que eu vir aqui, que diferença, proteção, conhecer a Basílica, é diferente, é um lugar que eu jamais pensei que poderia estar, né, pela longe, como um parente aqui próximo, aí, o New York eu agradava, né.
00:25É a primeira vez que você veio, com a família, você veio com quem?
00:29Eu, minha esposa e minha filha, ah, você só faz um lugar bonito, abençoado por Deus, tem muita história aqui, muitas lágrimas, entendeu, muitas promessas, é, são anos e anos de, os pelegrinos que vêm aqui, então, cada um tem, carrega a sua cruz aqui, vem agradecer, vem pedir, né, não é só pedir, tem que agradecer também.
00:55Na verdade, já está presente o clima do Sírio há mais tempo, né, desde quando aconteceu a Missade do Mandato, a Missade de Rio das Peregrinas, hoje nós já estamos nesse, nesse clima do Sírio, nessa movimentação maior.
01:07Nessa semana, mais apoio pra bênção de objetos, pra confissão, né, pra direcionamento espiritual, que muitas pessoas estão procurando, é, ao longo desse período, e o número de visitantes cresce mais procurando esse tipo de, de direcionamento.
01:21A apresentação do manto emociona bastante, né, então a gente sente já que o Sírio já está bem perto, e quando ela entra com o manto novo, é, é, é uma realização de, de fé, de esperança, e de amor a Deus.
01:35Na verdade, eu nunca imaginei que você trabalha aqui na Basílica, né, sempre fui devoto de Nossa Senhora, e ter essa experiência de estar nos bastidores é uma experiência incrível, porque a gente está perto de tudo, de todos os acontecimentos, das várias celebrações, das várias processões que acontecem, então é um privilégio acompanhar isso tudo de perto, e é claro, renovando também a, a minha fé.
01:55O amor por Nossa Senhora veio da minha mãe, a criação dos meus pais, são muito católicos, são com Deus, então eu fui passando para a minha família, depois que eu casei com minhas filhas, e aqui eu vim agradecer a minha filha Tainara Dias, que mora em São Luís, e ela não pode estar aqui nesse momento, mas construiu a casa dela,
02:25o sonho dela, o sonho dela com a filha e o marido, com a Maite e Paulo, estão muito felizes na casa dele, e nós estamos aqui agradecendo.
02:36O que é isso? Eu não sei, é difícil para explicar, né? O Ciro é, o Ciro é outra vez, é renovação de fé, de amor, de carinho.
Seja a primeira pessoa a comentar