Trump não descarta Lei da Insurreição caso seja impedido de destacar Guarda Nacional para cidades democratas
O presidente dos EUA disse estar preparado para invocar a Lei da Insurreição se os tribunais não cumprirem as suas ordens de destacamento da Guarda Nacional. O estado do Illinois processou o governo após destacamento federal para a cidade de Chicago.
LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/10/07/trump-nao-descarta-lei-da-insurreicao-caso-seja-impedido-de-destacar-guarda-nacional-para-
Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.
00:00Donald Trump indicou que estar disposto a aplicar a lei de insurreição, especialmente se os tribunais ou autoridades estaduais e locais o atrasarem nos seus planos de mobilizar a Guarda Nacional.
00:11Foi o que disse na segunda-feira, justificando a medida com a necessidade de proteger as pessoas nas cidades norte-americanas.
00:18A lei de insurreição de 1807 permite ao presidente dos Estados Unidos enviar militares para estados que não conseguem reprimir movimentos desordeiros ou que estão a desafiar a lei federal.
00:30A legislação indica que, mediante casos excepcionais, o presidente pode ativar as tropas sem a aprovação do governador.
00:48Os esforços da administração Trump para enviar tropas da Guarda Nacional para cidades lideradas por democratas provocaram um confronto legal entre a Casa Branca e as autoridades estaduais.
01:05O Estado do Illinois processou o governo na segunda-feira para impedir Donald Trump de enviar tropas da Guarda Nacional para Chicago.
Comente primeiro