Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 3 meses
Transcrição
00:00E quem assistiu ao nosso programa ontem, mergulhou em uma análise sobre a sustentabilidade financeira da inteligência artificial.
00:09Os gastos estão cada vez mais elevados e, pelo menos, por enquanto, não há um retorno claro.
00:16E agora, nós temos novos números para trazer a essa discussão. Vamos acompanhar.
00:22Ampliar a infraestrutura de inteligência artificial parece ser o principal objetivo das grandes empresas de tecnologia na atualidade.
00:32As big techs têm anunciado grandes investimentos no setor, um movimento que deve se acentuar ainda mais, segundo o novo relatório.
00:39O Citigroup elevou sua previsão de gastos com o IA para mais de 2,8 trilhões de dólares, quase 15 trilhões de reais até 2029.
00:48Anteriormente, a estimativa era de aproximadamente 12 trilhões de reais nos próximos quatro anos.
00:56Essa escalada de investimentos na inteligência artificial ainda parece estar longe do fim.
01:00As líderes do setor estão dispostas a aplicar ainda mais recursos na criação e expansão de data centers, por exemplo.
01:07Gigantes como Microsoft, Amazon, OpenAI e Alphabet, a dona do Google, já anunciaram investimentos bilionários na construção destes espaços.
01:16O objetivo das companhias é atender à crescente demanda de inteligência artificial.
01:21Para os analistas do Citigroup, a demanda global de computação de IA ainda precisaria de 55 gigawatts de nova capacidade de energia até 2030,
01:33o que necessitaria de ainda mais recursos.
01:36O documento afirma que os resultados financeiros do terceiro trimestre devem mostrar qual será o caminho seguido pelas big techs.
01:43Apesar de enormes retornos potenciais, o relatório também manifesta uma certa preocupação relacionada ao endividamento das gigantes da tecnologia.
01:53Isso porque os analistas apontam que apenas os lucros das big techs não são mais suficientes para financiar a construção da infraestrutura de inteligência artificial desejada.
02:02Neste cenário, muitas companhias estão tomando empréstimos para não ficar para trás na corrida pela inteligência artificial.
02:08Alguns investidores já se perguntam se este modelo é sustentável financeiramente.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado