O governo dos Estados Unidos anunciou que vai revogar o visto do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, acusando-o de "ações incendiárias". A medida é uma resposta direta à participação e às declarações do líder colombiano em atos pró-Palestina, elevando a tensão diplomática entre os dois países. Reportagem: Pedro Tritto.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/X6jD_f9AtuE
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Os Estados Unidos vão revogar o visto do presidente colombiano, Gustavo Petro, porque ele instiga os soldados americanos a desobedecerem ordens e citar a violência.
00:10Os detalhes com Pedro Trito.
00:13O anúncio da revogação do visto americano do presidente da Colômbia veio após Gustavo Petro, que estava em Nova York para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, participar de um ato pró-Palestina.
00:27Com o megafone, Petro disse que abrirá convocação para voluntários de seu país que queiram se alistar para lutar pela libertação de Gaza.
00:37Petro afirmou que ele mesmo está disposto a combater, caso seja necessário, e garantiu que o combate não assusta, já que no passado foi guerrilheiro do grupo armado M-19.
00:49O líder colombiano também incitou a desobediência das tropas americanas ao presidente Donald Trump, para agir, nas palavras dele, cumprindo ordens da humanidade.
01:00A força global tem de ser maior que a dos Estados Unidos.
01:07É por isso que daqui de Nova York peço a todos os soldados do exército americano que não apontem suas armas para as pessoas.
01:17Desobedeçam as ordens de Trump.
01:19Obedeçam as ordens da humanidade.
01:21Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, na terça-feira, o colombiano já tinha criticado Trump, dizendo que o líder dos Estados Unidos era cúmplice de genocídio em Gaza
01:36e pediu processos criminais pelos ataques com mísseis dos Estados Unidos a embarcações.
01:42Em sua conta oficial no X, o Departamento de Estado americano reagiu.
01:48O presidente colombiano, Gustavo Petro, se posicionou em uma rua de Nova York e instou os soldados americanos a desobedecerem ordens e incitarem a violência.
01:59Vamos revogar o visto de Petro, devido às suas ações imprudentes e incendiárias, escreveu.
02:05Essa revogação pode impactar as relações diplomáticas entre Colômbia e Estados Unidos, especialmente considerando as tensões já existentes entre os dois países.
02:17Com essa medida, os Estados Unidos demonstram sua posição em relação a declarações que consideram prejudiciais à segurança.
Seja a primeira pessoa a comentar