Uma operação contra o tráfico de drogas, de uma facção ligada ao Comando Vermelho em Minas Gerais prendeu 19 pessoas e bloqueou R$18 bilhões. Foram cumpridos mais de 120 mandados, 48 de prisão e 84 de busca e apreensão e entre os itens apreendidos estão drogas e armas. Reportagem: Rodrigo Costa
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/XwmVgtKA4hU
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Uma operação contra a facção ligada ao Comando Vermelho em Minas Gerais prendeu 19 pessoas e bloqueou 18 bilhões de reais.
00:09A reportagem é de Rodrigo Costa.
00:12O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Militar realizaram uma operação contra o tráfico de drogas e o crime organizado
00:19com foco na facção Comando Vermelho e na afiliada dela no estado de Minas Gerais, a família Teófilo Ottoni.
00:27Foram cumpridos mais de 120 mandados de prisão, de busca e apreensão e bloqueios judiciais, que somam cerca de 18 bilhões de reais.
00:38Entre os itens apreendidos estão drogas e armas.
00:42A operação também foi deflagrada no estado do Amazonas, no estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
00:47Dos mais de 120 mandados, 48 são de prisão e 84 foram de busca e apreensão.
00:54Os detidos não foram identificados pelas forças de segurança.
00:59Oito veículos foram apreendidos e um imóvel de luxo no estado de Alagoas, avaliado em 3,9 milhões de reais, também foi bloqueado.
01:09Os mandados foram expedidos pela primeira vara criminal da cidade de Teófilo Ottoni, no Vale do Mucuri.
01:15As investigações revelam que o Comando Vermelho estruturou um mercado atacadista de tráfico de drogas, abastecendo facções em diversos estados brasileiros.
01:26Relatórios da inteligência financeira identificaram depósitos fragmentados que totalizaram 2,3 milhões de reais em apenas uma semana.
01:36O procurador-geral do Ministério Público de Minas Gerais, Paulo de Tarso, deu detalhes em coletiva de imprensa a respeito da operação.
01:44Essa ação tem mais do que um efeito de desestruturar, mas ela atinge o coração financeiro das facções.
01:54Você vê com a abrangência na Amazônia, você veja que as ações se desenvolveram para a Amazônia e a gente não vai descansar enquanto nós não afastarmos de vez do território de Minas as facções criminosas.
02:09A organização criminosa Família Teófilo Ottoni foi descrita como uma empresa altamente estruturada, com fornecedores diretos na Colômbia e Venezuela.
02:20Em menos de um mês, o grupo adquiriu 8,4 milhões em drogas vindas do estado do Amazonas.
02:28Sobre a estrutura financeira do grupo, quem falou durante a coletiva foi o coordenador do GAECO, Giovanni Avelar.
02:35As organizações criminosas, elas obtêm a maior parte de suas receitas, não mais com atividades ilícitas como o tráfico de drogas, mas com outras atividades, atividades tidas lícitas.
02:49Então, o que mostra evidentemente que nós estamos diante de um novo desafio, de uma nova perspectiva, sem a qual e sem que todas as estruturas do estado estejam devidamente integradas, a nossa tarefa certamente será muito mais difícil.
03:03No último ano, a Força-Tarefa apreendeu 26 armas e realizou diversas apreensões de entorpecentes.
03:10A operação, batizada de Custos Fideles, reforça o compromisso das autoridades em desarticular financeiramente as redes criminosas que atuam no país.
Seja a primeira pessoa a comentar