Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a União Europeia deve reduzir sua dependência econômica dos Estados Unidos e ampliar acordos comerciais estratégicos, como com a Índia. A declaração foi feita nesta quinta-feira (18).
Reportagem: Luca Bassani

Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/eMEgLgpjhkY

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Nós iniciamos aqui a nossa terceira hora com a participação da nossa reportagem com informações ao vivo desta manhã de sexta-feira.
00:09A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu que a União Europeia busque acordos comerciais com países como a Índia para reduzir a dependência dos Estados Unidos.
00:21Luca Bassani está de volta aqui na programação do Jornal da Manhã e tem mais detalhes sobre esse assunto e parece que todo mundo buscando aí mercados alternativos a partir de agora, né Luca?
00:33Exatamente, Nonato. São os efeitos do tarifácio que apesar da posição privilegiada da Europa perante os Estados Unidos como parceiros, aliados, históricos, não conseguiu ser poupado.
00:44Os europeus estão sendo taxados também em 15%, consideravelmente menor do que os 50% do Brasil, mas já pesa bastante, principalmente considerando o cenário econômico atual.
00:55A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu então parcerias com outros países e citou especificamente a Índia como um potencial parceiro econômico,
01:05tanto na questão de um mercado consumidor, um país de mais de um bilhão de pessoas, como também alguém que possa exportar, no caso, produtos que são manufaturados na Índia e são de interesses para os europeus.
01:20Ela disse que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, se comprometeu a fazer essa expansão com encontros bilaterais entre o bloco e a Índia já durante os próximos meses.
01:30Ela também cita a África do Sul, os Emirados Árabes Unidos e a América Latina como um todo, como possivelmente países e regiões que possam ajudar a Europa a reverter este cenário econômico complexo.
01:45Vale a gente dizer que, apesar disso, ela também menciona que a relação com os Estados Unidos continua sendo a mais importante,
01:52já que são quase 500 bilhões de euros exportados para os norte-americanos todos os anos e que isso não pode ser desconsiderado em nenhum momento.
02:02Obviamente que sabemos que os problemas econômicos com Donald Trump são mais profundos e provavelmente não sejam resolvidos tão rapidamente.
02:11Portanto, essas alternativas econômicas acabam surgindo como uma possibilidade para reverter as perdas recentes.
02:19Luca Bassani, direto da Europa. Muito obrigado, Luca.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado