O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) recuou em 20 dos 29 setores da indústria no mês de agosto, segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (27). Com isso, o número de segmentos com falta de confiança subiu de 23 para 25, restando apenas 4 setores confiantes. A queda é atribuída principalmente ao impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre parte das exportações brasileiras
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00A importadora que caiu nos últimos meses é o que mostra um levantamento da CNI sobre o empresário industrial.
00:07Quem tem os detalhes é o Misael Mainet que chega de novo ao vivo aqui com a gente.
00:12Misa, então quer dizer que o tarifaço, essas situações que aconteceram nos últimos meses, deram uma queda ali na credibilidade do setor, é isso?
00:19É, de acordo com a confederação, a confiança desabou, esse foi o verbo que a Confederação Nacional da Indústria, a CNI usou, desabou em relação a tudo que vem acontecendo, principalmente pelo tarifaço de Donald Trump.
00:37Caiu de 50,2 pontos para 45,6. Então, resumindo, caiu de 50 para 46. Como é que funciona esse gráfico?
00:48Acima de 50 tem confiança, abaixo de 50 desconfiança. Portanto, caiu, está abaixo mesmo e a gente está falando, então, para quem exporta, confiança dos industriais exportadores que, como eu mencionei, desabou.
01:02De acordo com a confederação, a onda de pessimismo se intensificou depois do aumento das tarifas de importação dos Estados Unidos sobre parte dos produtos brasileiros, depois que entrou em vigor.
01:15Em julho, esse índice dos exportadores havia caído e com a oficialização que veio depois, depois, pelo presidente norte-americano, o indicador caiu quase três pontos em agosto.
01:26Olha só o que a confederação falou, que as taxas de juros elevadas penalizam o consumo dentro do país.
01:33Mas as empresas exportadoras, com a opção de vender para o exterior, contornavam a queda na demanda no mercado doméstico e, por isso, mostravam confiança superior à média da indústria,
01:44de acordo com Marcelo Azevedo, que é o gerente de análise econômica da confederação.
01:50Então, a gente tinha uma economia que rodava a nível doméstico, mas agora a gente vê essa piora, né, a nível de exportação, desabando de acordo com a confederação.
02:01Márcia, Bruno?
02:02Importante do setor da indústria, com o Misael Mainete ao vivo de São Paulo, a gente segue de olho nesse setor, que é tão importante,
02:13considerado assim como o agronegócio, a locomotiva do país também, que é a indústria exclusivamente em São Paulo,
02:20que gera muita renda, muitos empregos também e fortalece diversas áreas, tanto do Estado quanto de forma nacional também.
Seja a primeira pessoa a comentar