Cultura geek, consciência ambiental e inclusão social. Eis o tripé do evento "Heróis pelo Clima" com apresentação de grupos de cosplay (prática de se vestir como um personagem de uma obra de ficção), e atrações como feira geek, arena gamer, karaokê, concursos, batalha campal, flash tattoo e DJ. O evento foi realizado no domingo (31), no Teatro Estação Gasômetro, no bairro de São Brás, em Belém. De acordo com os organizadores, a edição aliou a cultura pop à questão ambiental sustentável, em sintonia com a pauta da COP30 (30ª Conferência Global sobre Mudanças Climáticas).
REPORTAGEM: MAYCON MARTE IMAGENS: IGOR MOTA EDIÇÃO: BIA RODRIGUES (SUPRVISÃO: TARSO SARRAF)
00:00Eu acho que ser cosplay, acima de tudo, é um caminho para estimular a criatividade, para descobrir modos de você não só interpretar o personagem, mas também habilidades.
00:12Então é um aprendizado muito rico, fazer acessórios, aprender a costurar, estilizar perucas.
00:18Fora realmente que é muito divertido, é um momento único, principalmente quando as pessoas reconhecem o personagem,
00:26a gente vê como elas chegam para tirar foto, algumas pessoas se emocionam, algumas pessoas também admiram, então é um feedback muito bacana.
00:35Então, eu sempre fui muito envolvida com teatro, eu sou palhaça há 10 anos.
00:40Para mim é muito isso, o contato com a minha criança interior, dentro da arte, eu sempre busco isso, com teatro, com a palhaçaria, é sempre algo que eu busco.
00:48E eu me sinto bem, me sinto livre, me sinto livre para ser ridícula, como um palhaço também faz, sabe?
00:54Nessa edição, eles focaram em trazer como temática a COP30, questões ambientais e sociais.
00:59Tu acha importante relacionar esse tipo de pauta com esse tipo de evento e qual seria a relação que tu enxerga?
01:06Eu acho que é um trabalho muito bom fazer esse tipo de relação para elucidar todo mundo.
01:11E trazer também pessoas de outros nichos, porque em parte pode-se dizer, ah, o cosplay não tem nada a ver, é um hobby, é uma diversão.
01:18Mas, ao se conectar a essas duas coisas, a gente consegue fazer um feedback e consegue trazer outras pessoas também para terem esse clique, terem esse despertar de uma consciência melhor.
01:30E também elucidar sobre a própria COP30, que já está na porta, né?
01:33Eu acho que é importante dentro do meio clique, porque são pessoas muitas vezes adultas, pessoas que têm filhos, pessoas que têm famílias, que têm capacidade de educar e de aprender e de mudar a sociedade.
01:45Então, se a gente faz parte, mesmo que a gente às vezes se sinta na margem, mas se a gente faz parte, a gente pode ser agente de mudança também.
01:53Então, conscientizar para a gente poder fazer coisas diferentes e impactos positivos é bom para a comunidade toda.
Seja a primeira pessoa a comentar