Durante reunião ministerial no Palácio do Planalto nesta terça-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a decisão do governo dos Estados Unidos de suspender o visto do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Reportagem: Pedro Tritto
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/uaOy_U4kbPo
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:01Autoridades brasileiras que foram vítimas de sanções dos Estados Unidos receberam apoio do governo brasileiro. Confira os detalhes com Pedro Trito.
00:10O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que o governo dos Estados Unidos revogou o visto do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
00:20O presidente Luiz Inácio Lula classificou a decisão como irresponsável e expressou solidariedade. A declaração do presidente ocorreu durante uma reunião ministerial de ontem em Brasília.
00:30Da minha solidariedade e da solidariedade do governo a você por conta do jet irresponsável dos Estados Unidos de caçar o teu visto.
00:41Na verdade eu acho que eles estão deixando de receber uma personalidade da tua competência, da tua capacidade.
00:50Eu acho que é vergonhoso para eles e não para você.
00:52O que você fez que fez com que os caras tivessem tanto ódio no Brasil que chegasse a suspender o visto do nosso ministro da Justiça?
01:02Essas atitudes são inaceitáveis, inaceitáveis não só contra o Lewandowski, mas contra os ministros da Suprema Corte e contra qualquer personalidade brasileira.
01:13O governo de Donald Trump impôs recentemente tarifas punitivas ao Brasil.
01:18O Washington decretou sanções financeiras e a revogação de vistos de autoridades em resposta ao julgamento de seu aliado Jair Bolsonaro por suposta tentativa de golpe de Estado.
01:29A suspensão de vistos atingiu diretamente o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que preside o julgamento.
01:37A Casa Branca também aplicou contra ele a Lei Magnitsky, um instrumento para sancionar financeiramente supostos violadores de direitos humanos em todo o mundo.
01:47No final de julho, Washington ainda bloqueou todos os bens e ativos de Moraes nos Estados Unidos e revogou os vistos de outros ministros do STF.
01:56Em entrevista à agência France Press, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, expressou total apoio ao colega.
02:03Um momento. Eu considero importantíssimo, histórico até, o trabalho desenvolvido pelo ministro Alexandre de Moraes.
02:13E eu sou totalmente solidário ao seu trabalho e ao seu desempenho.
02:23Claro que eu não falo por outros ministros, obviamente, mas acredito que ele conta com o apoio do tribunal.
02:31Como eu disse, desde 2019 o tribunal tem sido atacado e tem tido a sua autoridade contestada e tem reagido a isso.
02:42No início de agosto, Trump impôs tarifas punitivas de 50% sobre muitos produtos brasileiros,
02:48sob o argumento de que há uma caça às bruxas contra Bolsonaro por parte da corte brasileira.
02:54Para Gilmar Mendes, o processo vai ser extremamente técnico.
02:57Acho que o tribunal será muito estrito na observância do devido processo legal.
03:07Acusação, defesa, provas existentes no processo.
03:11O ex-presidente está em prisão domiciliar preventiva e a decisão de seu julgamento deve ser proferida a partir de 2 de setembro.
Seja a primeira pessoa a comentar