Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, iniciou uma revisão abrangente de mais de 55 milhões de vistos válidos, visando identificar possíveis violações que possam resultar em revogação e deportação. A medida inclui análise de registros criminais, permanência irregular, ameaças à segurança pública e manifestações de ideologias consideradas antiamericanas.

Assista à íntegra: https://youtube.com/live/uaa7JtfkQw4

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalJP

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O governo dos Estados Unidos afirma que pode caçar qualquer um dos vistos concedidos a estadãos estrangeiros atualmente em vigor.
00:09Correspondente, Eliseu Caetano.
00:12O governo dos Estados Unidos elevou o grau de vigilância sobre estrangeiros que já possuem autorização de entrada no país.
00:20O Departamento de Estado confirmou que, a partir de agora, todos os portadores de vistos, mais de 55 milhões de pessoas em diferentes categorias, estarão sujeitos a um processo de vigilância contínua.
00:34Na prática, isso significa que o visto, mesmo após ter sido aprovado e usado, poderá ser revogado caso o governo identifique qualquer situação que torne o portador inelegível.
00:46A medida vai desde casos de permanência irregular até envolvimentos em crimes graves, violações de seguranças públicas ou suspeitas de ligação com o terrorismo.
00:56Caso a pessoa já esteja em território americano, a consequência pode ser a deportação imediata.
01:03Embora a checagem de antecedentes sempre tenha feito parte do processo de concessão de vistos, o novo sistema amplia esse monitoramento para depois da chegada do estrangeiro.
01:13É uma expansão da política de controle. Antes, esse tipo de controle vinha sendo aplicado de forma concentrada em vistos estudantis e de visitantes de curta duração.
01:24Agora, a mudança anunciada pelo Departamento de Estado abrange todas as modalidades de visto, incluindo trabalho, turismo e residência temporária.
01:33O anúncio vem em um momento em que o presidente Donald Trump reforça a sua linha dura contra a imigração e segurança interna em seu segundo mandato.
01:42Segundo dados oficiais, o número de vistos cancelados cresceu de forma acelerada desde janeiro.
01:48Apenas entre estudantes estrangeiros, mais de 6 mil vistos foram revogados apenas neste ano, por motivos que vão desde agressões e crimes de trânsito, sob efeito de álcool ou drogas, até indícios de vínculos com o terrorismo.
02:02Dentro desse grupo, 200 a 300 cancelamentos estiveram ligados a suspeitas de atividades terroristas.
02:09Autoridades americanas afirmaram que a medida não deve ser entendida como uma caça indiscriminada a imigrantes, mas sim como uma política de proteção nacional diante do aumento de ameaças externas.
02:22Ainda assim, críticos apontam que o anúncio tem também um forte caráter simbólico e político, reforçando a imagem de um governo disposto a usar de todos os recursos disponíveis para endurecer a política migratória.
02:36Eliseu Caetano, dos Estados Unidos, para a Jovem Pan.
02:40O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, acompanhou a divergência aberta por Nunes Marques e votou contra a condenação da deputada federal licenciada Carla Zambelli, por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.
02:56Apesar da posição do ministro, o caso já tem maioria formada pela condenação a cinco anos de prisão e perda do mandato.
03:04Agora, são dois votos a favor da absolvição de Carla Zambelli e seis pela condenação.
03:09Apesar de absolver a parlamentar da acusação de porte ilegal de arma de fogo, o magistrado votou pela condenação da deputada a oito meses de detenção em regime inicial aberto pelo crime de constrangimento ilegal após a perseguição armada contra um homem às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.
Comentários

Recomendado