00:00Milhares de manifestantes em várias cidades israelenses pediram ao governo neste domingo uma trégua que garanta a libertação dos reféns.
00:10O protesto, convocado pelas famílias dos sequestrados, foi marcado por bloqueios de estradas em diversas cidades, queima de pneus e alguns confrontos com as forças de segurança.
00:22Hoje estamos paralisando o país porque nossos reféns em Gaza não são súditos que o governo pode sacrificar pelos esforços de guerra.
00:30São cidadãos que o governo deve devolver às suas famílias. Eles não vão nos deter, não vão nos esgotar, não vão nos cansar.
00:37Continuaremos lotando até que os reféns voltem para casa. Há um acordo e a guerra acaba.
00:44O Fórum de Familiares de Reféns e Pessoas Desaparecidas, a oposição e parte do setor econômico sindical, convocaram uma greve de solidariedade aos reféns neste domingo, o primeiro dia da semana em Israel.
00:58Mas a maioria dos estabelecimentos comerciais permaneceu aberta em Jerusalém e Tel Aviv.
01:08Estamos unidos em uma simples demanda dirigida ao governo israelense para nos apresentar um plano que inclua um acordo abrangente para encerrar a guerra em troca da libertação do último refém.
01:19Dos 251 reféns capturados no ataque de 7 de outubro, 49 permanecem presos em Gaza, dos quais 27 teriam morrido, segundo o exército israelense.
01:35Apesar da crescente pressão, o governo do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, continua determinado a expandir a ofensiva na faixa de Gaza para aniquilar o movimento islamista palestino Hamas e assumir o controle da segurança em todo o território.
01:52Aqueles que hoje pedem o fim da guerra sem a derrota do Hamas não estão apenas fortalecendo o Hamas e atrasando a libertação dos reféns,
02:04mas também garantindo que os horrores de 7 de outubro se repitam continuamente e que nossos filhos e filhas tenham que lutar repetidamente em uma guerra sem fim.
02:13Para avançar na libertação de nossos reféns e garantir que Gaza não represente mais uma ameaça a Israel, precisamos concluir a tarefa e derrotar o Hamas.
02:27O chefe do Estado-Maior, Tenente-General Eyal Zamir, anunciou que o exército israelense vai concentrar suas operações na cidade de Gaza, no norte do território palestino, para atacar decisivamente o movimento islamista.
02:40A defesa civil da faixa de Gaza relatou neste domingo 18 mortos e dezenas de feridos em bombardeios e disparos israelenses no território palestino, devastado por mais de 22 meses de guerra.
Comentários