Sistema pioneiro no Espírito Santo irá detectar descargas elétricas e emitir alertas para proteger a população de acidentes. -------------------------------------- 🎙️ Assista aos nossos podcasts em http://tribunaonline.com.br/podcasts
📰 Assine A Tribuna aqui https://atribunadigital.com.br/assinatura/
💻 Fique bem informado com as notícias do Brasil e do Mundo aqui https://tribunaonline.com.br
00:00Gente, Vitória vai passar a monitorar a incidência de queda de raios em toda a Grande Vitória.
00:06É um sistema inovador que vai funcionar em parceria entre a Prefeitura da Capital e a Iniciativa Privada.
00:13A parceria entre Prefeitura e empresas do setor foi assinada hoje durante uma reunião.
00:18Um único equipamento vai monitorar um raio de 35 quilômetros e vai emitir alertas cerca de 20 minutos antes das descargas elétricas.
00:27O sistema é inovador no Espírito Santo. Promete monitorar a incidência de raios na Grande Vitória.
00:33Nós temos uma alta incidência de raios no Espírito Santo, especialmente na região metropolitana.
00:37E a partir dessa política pública, em parceria com a Iniciativa Privada, nós vamos poder monitorar, acompanhar, produzir índice de resultado e termos evidências sobre a incidência de raios na capital.
00:47Ao longo de toda essa jornada da trajetória, no mundo, no Espírito Santo, no Brasil, nós já tivemos pessoas atingidas, animais atingidos, perda de vidas humanas pela incidência de raios.
00:56E com essa política pública e com esse equipamento moderno, nós vamos ter um tempo de 20 minutos para avisar as pessoas.
01:03Então isso vai gerar uma proteção social maior, isso vai gerar maior segurança para todo o sistema aeroviário e vai produzir políticas públicas para entender, através de evidências,
01:12por que determinada região tem maior incidência de raio, como esse raio incide, por que ele incide, o momento da incidência e, principalmente, com foco na prevenção de vida.
01:20Esse equipamento que nós estamos colocando aqui hoje, ele tem uma capacidade de raio de quase 40 quilômetros a partir da cidade de Vitória.
01:28Então ele pega toda a região metropolitana, Serra, Vila Velha, pega a região do mar e a gente tem ali, além da vida humana, ou seja, além de quem mora aqui,
01:37a gente tem exatamente uma série de atividades econômicas que também necessitam de informações de qualidade.
01:43Então a gente fornece todo um conjunto de dados a esse ecossistema econômico que investe na cidade de Vitória, que possa evitar qualquer tipo de sinistro.
01:54A tecnologia vai ser instalada ainda neste ano na capital.
01:58Certamente esse ano, né? Esse ano ainda. E um equipamento, eu acho que ele já atinge esse raio suficiente aqui para a região metropolitana, para toda a Grande Vitória.
02:07E, claro, posteriormente, se houver necessidade de explosão, vamos dialogar com a iniciativa privada para buscar esses caminhos.
Seja a primeira pessoa a comentar