Gerry O'Shea, diretor de inteligência da Hashdex, analisou os efeitos da Lei Genius sobre o bitcoin e destacou um cenário positivo para os criptoativos. Ele acredita que o marco regulatório pode consolidar os EUA como referência global em ativos digitais.
🔗Clique no link e cadastre-se agora usando o cupom “timesbrasil” para ganhar um bônus de até US$30 na sua conta: https://web.crypto.com/signup/r/timesbrasil?utm_source=CNBC-BR-Youtube
🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!
Siga o Times Brasil nas redes sociais: @otimesbrasil
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
00:00A Lei Genius, aprovada nos Estados Unidos, regulamenta os stablecoins, mas ela pode favorecer o Bitcoin e a Ethereum.
00:07Pelo menos, essa é a opinião do diretor de inteligência da Hashdex, que conversou com a CNBC americana. Vamos conferir.
00:14Acredito que há uma boa oportunidade para a valorização do Bitcoin aqui.
00:18Sabe, já estamos há mais de dois meses que o Bitcoin fechou acima de 100 mil.
00:22Isso é um grande acontecimento.
00:24Obviamente, ele é conhecido como um ativo muito volátil, uma classe de ativos muito volátil.
00:28Mas o que estamos vendo é que, especialmente à luz dos ETFs de Bitcoin, que já existem há cerca de 18 meses, um ano e meio atrás, essa demanda está se mantendo consistente.
00:39Eles agora têm cerca de 150 bilhões nesses ETFs.
00:42E estamos vendo muito interesse, não apenas no lado do varejo, mas também no lado institucional.
00:48Portanto, além dos investidores institucionais que estão demonstrando interesse na demanda, há também as corporações.
00:55Portanto, as empresas de tesouraria de Bitcoin, os ativos digitais que estão sendo usados nos balanços patrimoniais, isso é algo que surgiu desde que esses ETFs foram lançados.
01:05E acho que isso está realmente ajudando a impulsionar e empurrar a demanda por coisas para o Bitcoin, mas também para coisas além do Bitcoin, como o Ethereum, Solana, esses tipos de ativos.
01:16Isso é importante porque são eles que ajudam a alimentar essas stablecoins.
01:21Então, o que vimos recentemente com o preço do Ethereum, eu acho, é um grande reconhecimento de que a Ethereum estará desempenhando um papel na adoção de stablecoins agora que temos essa legislação em vigor.
01:32Rodrigo, você concorda com essa avaliação que ele fez de que Bitcoin e altcoins também vão ser favorecidas pela lei Genius?
01:41Com certeza, né? A gente está falando aqui de um ecossistema que é único.
01:45Então, a gente tem um ecossistema que inicialmente era formado apenas pelas criptomoedas,
01:50depois criptomoedas e agora stablecoins e ativos tokenizados e quando se regula de uma forma favorável um mercado tão grande,
02:00que já é grande mesmo sem regulação quanto esse das stablecoins, o que a gente vê é que o ecossistema todo se beneficia.
02:08Então, aqui na entrevista a gente fala um pouco disso, né?
02:11Então, que as stablecoins acabam gerando mais demanda para Ethereum, para Bitcoin, que acabam gerando mais demanda para as stablecoins.
02:21Então, Rita, o que a gente vê é que uma regulação que favorece um pedaço do ecossistema acaba aumentando o bolo todo, né?
02:28E as regulações americanas, elas têm sido mesmo favoráveis nessa linha de tornar os Estados Unidos esse centro da criptoeconomia.
02:37Com certeza. Bom, chegou o momento de responder as perguntas da população.
02:41Vamos ver a primeira dúvida cripto de hoje.
02:48Olá, eu me chamo Felipe Reis, sou assessor de investimentos e gostaria de entender como funciona a tokenização em blockchain.
02:56Ô Felipe, basicamente assim, se a gente, voltando, eu gosto muito de sempre voltar na história, né?
03:03Então, quando a gente transforma qualquer tipo de ativo que existe no mundo real para o mundo digital, por exemplo, um vídeo,
03:10esse vídeo, ele pode ser copiado múltiplas vezes, pode ser enviado ali para o WhatsApp, pode ser postado por múltiplas pessoas.
03:19O Bitcoin surgiu para resolver um problema com esse tipo de característica de ativos digitais, que é você poder impedir as pessoas de usar o mesmo Bitcoin duas vezes.
03:29Então, diferente de um vídeo, quando você transmite um Bitcoin, ele deixa de ser seu e é assim que a pessoa recebe, ela é a única dona.
03:38Quando a gente fala de tokenização, ela é ir um pouco além disso.
03:42Então, o Bitcoin tokenizou o dinheiro, vamos dizer assim, quando a gente fala de outros ativos, obra de arte, documentos, por exemplo, um passaporte ou uma identificação qualquer,
03:54ou ações de empresas ou títulos de dívida, a gente consegue hoje, hoje existe um movimento de transformar também esses ativos em um software que a gente chama de contrato inteligente.
04:05E aí, aquelas características que o ativo físico, por exemplo, as ações ou o passaporte tem, passa também a fazer parte de um software.
04:14Então, você tem benefícios ali de redução de custos, hoje se discute muito o quanto essa redução de custos pode ser real ou não, eu acredito que ela vai ser gigante aí nos próximos anos.
04:25E também, você passa a trazer inovações do mundo da tecnologia para esses ativos.
04:31E a gente vai falar, por exemplo, aqui do ativo imóvel, mas isso acontece também com ações, acontece com a maior parte dos ativos que existem hoje na economia.
Seja a primeira pessoa a comentar