A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que as distribuidoras mantenham planos de contingência diante da emergência climática provocada pela chegada de uma nova frente fria. A repórter Camila Yunes traz detalhes do assunto.
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Lembra que eu tava falando daqueles desastres climáticos que aconteceram, a árvore que caiu, a ventania de mais de 100 km por hora no litoral de São Paulo?
00:08Pois é, a gente vai continuar falando sobre esse alerta que acontece em várias regiões do país, não só no sudeste, ela tá atingindo principalmente o sul.
00:16E a Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, determinou que distribuidoras mantenham planos de contingência.
00:23E agora, sobre isso, a gente conversa ao vivo com a nossa repórter, a Camila Yunis, que vai entrar agora aqui na tela da notícia do Em Tempo Real.
00:31Camila, essa medida foi tomada por conta do alerta dos últimos dias, dessa mudança de clima brusca, né? Boa tarde.
00:41Oi, Márcia, muito boa tarde pra você, pro Bruno, pra todos que estão com a gente aqui no Tempo Real.
00:46Exatamente por isso, Márcia, em função daquele alerta de rajadas de vento severas, que inclusive a gente noticiou aqui ontem em tempo real.
00:55São, portanto, 22 distribuidoras de energia elétrica que foram notificadas pra manterem aí esse plano de contingenciamento.
01:04São distribuidoras que estão localizadas nos estados que tiveram esse alerta.
01:08Portanto, estamos falando do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e também aqui no estado de São Paulo.
01:15O objetivo é justamente, né, tomar conta da infraestrutura e conseguir lidar aí caso haja um impacto na infraestrutura e, consequentemente, aí uma falta de energia elétrica.
01:27Então, a ANEL estabelece alguns critérios, né, diz que o plano precisa ter, no mínimo, uma mobilização de equipes adicionais e que essas equipes, elas estejam capacitadas pra enfrentar esses problemas técnicos, né,
01:40que elas consigam resolver caso haja algum problema na interrupção de energia elétrica.
01:45E é preciso ter também uma interlocução com órgãos públicos.
01:50Então, estamos falando da defesa civil, do corpo de bombeiros, prefeituras, que são esses órgãos que fazem, inclusive, né, o contato direto com a população que tem a atuação direta quando ocorrem esses desastres.
02:02Lembrando, né, Márcia e Bruno, que a gente ainda tem pra hoje esse alerta vigente de rajadas de vento mais intensas, especialmente aqui no litoral de São Paulo e também no litoral do Rio de Janeiro,
02:14onde essas rajadas podem chegar a 50 km por hora.
02:18Na região sul do país, ali na costa do Rio Grande do Sul e também no litoral de Santa Catarina, essas rajadas podem chegar a 70 km por hora.
02:26A gente lembra que elas estão acontecendo, né, toda essa ventania em função de um ciclone extratropical.
02:33Mas esse ciclone já está se deslocando, avançando em alto mar e a tendência é de que essas rajadas diminuam.
02:39Então amanhã a gente já não deve perceber essa ventania tão intensa como a gente percebeu ontem e ainda tem possibilidade, especialmente nas faixas litorâneas, Márcia e Bruno.
02:48Mas Camila, aproveitando a sua participação, o Instituto Nacional de Meteorologia também emitiu um alerta de perigo pra frio intenso em algumas regiões.
02:58São Paulo já sentiu isso, né, hoje amanheceu por volta de 8, 10 graus, bem mais friozinho que ontem.
03:04Vai ser a tendência pra semana inteira?
03:05Vai ser a tendência pros próximos dias, viu, Márcia?
03:12Mas no final da semana, já trazendo aquele spoiler, né, da previsão do tempo, as temperaturas voltam a subir.
03:17Mas hoje, quarta-feira, quinta, as temperaturas vão cair bastante, especialmente ali no Vale do Paraíba, né, aqui no estado de São Paulo, Serra da Mantiqueira.
03:26Na região sul do país, Rio Grande do Sul, Serra Catarinense, temos condição de geada, as temperaturas vão ficar bem baixas,
03:34inclusive ali próximo de zero grau, então vai ficar bastante frio, tem esse alerta.
03:39A Defesa Civil, inclusive, aqui do estado de São Paulo, também disse que vai abrir, né, fazer os abrigos solidários pra abrigar a população em situação de rua,
03:50porque a gente tem possibilidade aí de temperaturas bem baixas, não só aqui na capital paulista, mas especialmente nas regiões serranas.
03:58Mas a tendência é de que depois desses três dias, as temperaturas comecem a se elevar um pouco.
04:03Mas hoje, a gente já percebeu aqui na cidade de São Paulo, essa queda na temperatura, né, essa massa de ar polar atingindo aqui a região sudeste,
04:11tá um pouquinho, né, mais frio do que a gente percebeu nos últimos dias.
04:14Mas felizmente, Márcia, pra quem não gosta do frio, que é o meu caso, a gente tem céu azul aqui na cidade de São Paulo, o sol tá conseguindo aquecer, viu?
04:22Eu também me junto a você, Eunice, sobre não gostar do frio, aqui está fazendo um sol pra cada um, de rachar mamona,
04:32como a gente fala lá no estado de Mato Grosso, e a noite fica muito gelada, a gente acaba sofrendo um pouco com essa oscilação.
04:39Ótima tarde a você, a gente volta a conversar logo mais.