Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • ontem
A Prefeitura de Diadema (SP) adquiriu drones equipados com gás-lacrimogênio para dispersar multidões durante bailes funk irregulares. O investimento de R$ 365 mil gerou críticas após aquisição sem licitação.


Assista à íntegra: https://youtube.com/live/FooWsgG-5G4

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Para combater bailes funk, a prefeitura de Diadema comprou um drone que lança gás lacrimogênio sem realizar licitação, o que gerou críticas da oposição.
00:12A reportagem é de David de Tarso.
00:15O drone que tem gerado toda essa polêmica foi comprado por 365 mil reais.
00:21E ele é capaz de lançar 45 bombas de gás lacrimogênio para dispersão do público nos pancadões.
00:28De acordo com o secretário de administração e gestão de pessoas da prefeitura de Diadema, o Kiko Teixeira, o equipamento só será utilizado em medidas extremas.
00:38Como vocês sabem, Diadema é uma cidade aqui na região metropolitana de São Paulo e desde 2004 convive com esse tipo de evento aqui na cidade.
00:47Um pseudo evento cultural que na verdade ele contribui com o fomento de venda de bebidas adulteradas, venda de drogas e um desconforto para todos os moradores aqui da nossa cidade, principalmente as pessoas que moram nesses núcleos.
01:03Nós começamos a ter medidas mais duras e eficazes no combate a esses eventos aqui no município.
01:11Então quando nós assumimos a prefeitura nós tínhamos 12 pancadões instaurados aqui no município e hoje a gente percebe que dois deles ainda insistem em perdurar na nossa cidade.
01:24Além do risco de tumulto e pisoteamento com o uso da tecnologia, os vereadores da oposição também criticam que esse drone foi comprado sem o devido processo de licitação.
01:36Mas o secretário argumentou que foi feita a compra dessa forma porque o drone é a única tecnologia existente no país capaz de lançar essas bombas de gás lacrimogênio.
01:49Só tem uma empresa no Brasil que fabrica esse tipo de equipamento, tecnologia nacional, inclusive é exportada, mas é feito aqui no Brasil e só uma empresa fabrica esse tipo de equipamento.
02:00Então por isso que nós recorremos a essa compra com dispensa de licitação.
02:07No passado a prefeitura de Diadema também já adquiriu o caminhão apelidado de tempestade que lança água nas pessoas para dispersão do público nesses pancadões.
02:18E de acordo com a prefeitura a medida foi efetiva porque antes existiam pelo menos 12 pontos de pancadão em Diadema, na Grande São Paulo.
02:28E agora só são dois e com o uso do drone eles pretendem eliminar esses pancadões da cidade.
02:35David Getarço para a Jovem Pan News.

Recomendado