Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
Transcrição
00:00Existe uma infraestrutura quase invisível que sustenta a maior parte da conectividade no mundo.
00:07E Big Techs estão de olho nisso. Vamos acompanhar a próxima reportagem com detalhes.
00:16Gigantes da tecnologia estão construindo cabos submarinos pelos mares do mundo inteiro.
00:21A instalação e operação desse tipo de infraestrutura costuma ficar com as empresas de telecomunicações e consórcios estatais.
00:27Então por que as Big Techs ficaram tão interessadas?
00:30A resposta é relativamente simples.
00:32As companhias querem dar conta da demanda por conexão e banda larga na internet, principalmente com a expansão do uso da inteligência artificial.
00:41Para se ter uma ideia, estimativas da Global Digital Inclusion revelam que cerca de 95% do tráfego global de internet passa pelos cabos submarinos.
00:51Os satélites até complementam esse papel, mas em menor quantidade.
00:54A Meta, por exemplo, anunciou em fevereiro deste ano o projeto Water Worth, que pretende construir o cabo submarino mais longo do mundo.
01:04Segundo a companhia, a estrutura se estenderá por 50 mil quilômetros pelos cinco continentes, sendo mais longo que a circunferência da Terra.
01:11Quando a construção estiver pronta, levará a tecnologia de alta capacidade para Estados Unidos, Brasil, Índia, África do Sul e outras regiões.
01:19O Google não ficou para trás. A companhia anunciou que investiu em um sistema de mais de 30 cabos submarinos ao redor do mundo, chamado Sol.
01:27Ele vai conectar Estados Unidos, Bermudas, Portugal e Espanha, com capacidade para atender a demanda crescente por serviços do Google Cloud e de inteligência artificial.
01:36Legenda Adriana Zanotto
01:42Legenda Adriana Zanotto

Recomendado