O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (15) a aplicação de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil. A justificativa do republicano gerou repercussão internacional: ao ser questionado sobre o superávit comercial americano com o Brasil, Trump respondeu: “Faço porque eu posso”. A medida entra em vigor em 1º de agosto. Reportagem: Eliseu Caetano
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/nZ1qm0mLfXg
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que decidiu aplicar tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, porque tem poder pra isso.
00:10Eliseu Caetano tá de volta ao vivo, direto da Flórida.
00:14Eliseu, essa fala de Trump tem repercutido muito por aí? Como que tá, hein?
00:20Tem sim, viu, Soraya? Muito bom dia novamente pra você, pro Nonato e pra todo mundo que acompanha o Jornal da Manhã.
00:25A gente fala ao vivo, direto dos Estados Unidos, 8 horas da manhã com 33 minutos, temperatura por aqui, em elevação também, como disse o Nonato.
00:33Mas nesse momento no sul da Flórida, 26 graus Celsius e a máxima por aqui pode chegar até 35 graus Celsius na tarde desta quarta-feira.
00:42Estamos acompanhando de perto aí essa questão do tarifácio que deve entrar em vigor a partir do próximo dia, 1º de agosto.
00:48E o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou ontem à tarde a afirmar e com firmeza que taxou o Brasil porque ele pode.
00:59A gente tem as imagens aí, eu não sei se a gente tem esse trecho exato da fala dele, mas essa declaração foi feita durante um comício no estado de Ohio.
01:08Trump afirmou que decidiu impor essa tarifa de 50% sobre produtos brasileiros porque, segundo ele, ele tem poder para isso.
01:16A fala, obviamente, gerou uma forte reação imediata de especialistas em comércio internacional, parlamentares e setores empresariais que dependem da importação de commodities e de produtos agrícolas brasileiros, especialmente carne bovina, suco de laranja e minério de ferro.
01:35A fala de Trump vem sendo vista como parte de uma estratégia eleitoral para reforçar a imagem de um presidente que protege os interesses nacionais e também que confronta países que, na visão dele, se beneficiam do comércio dos Estados Unidos.
01:54No entanto, diplomatas brasileiros já classificaram a medida como injustificada e também hostil.
02:00O Itamaraty confirmou que está preparando uma resposta formal à decisão.
02:06A repercussão entre os analistas políticos, como não poderia deixar de ser, também é forte e ampla neste momento.
02:13Segundo o levantamento do Peterson Institute, a nova tarifa pode elevar os custos para empresas americanas em setores que dependem diretamente de insumos brasileiros, como construção civil e a indústria alimentícia.
02:27Elizeu, aproveitando a tua participação, a gente trouxe agora há pouco dados da pesquisa Quest sobre a percepção dos brasileiros em relação ao tarifácio, ao próprio governo.
02:39Aí nos Estados Unidos, uma pesquisa também mostra que um a cada quatro eleitores de Trump acham que as tarifas estão atrapalhando o país.
02:48Já dá para perceber esse sentimento aí no dia a dia, na rotina?
02:52Olha, Soraya, de acordo com as pesquisas, ou pelo menos com essa pesquisa, sim.
02:59No dia a dia, na rua, a minha percepção enquanto morador e aí não enquanto jornalista é que está meio equilibrado, viu?
03:06Tem muita gente apoiando as decisões de Donald Trump, obviamente aqueles que o levaram novamente à Casa Branca, mas por um outro lado a gente também tem uma insatisfação e talvez até um receio de que essas decisões prejudiquem todo mundo no final das contas.
03:23Mas a gente vai ter que, literalmente, pagar para ver.
03:27Mas existe sim um temor por aqui, viu?
03:29A questão ganhou ainda mais relevância, Soraya, após a divulgação dessa pesquisa que você falou aí do Instituto Gallup,
03:36que foi publicado essa semana e que revela um dado que um em cada quatro eleitores de Trump acredita que as tarifas impostas por ele estão prejudicando a economia dos Estados Unidos.
03:47Esse número representa algo em torno de 25% da própria base eleitoral do republicano, o que obviamente acendeu ali um alerta dentro da campanha presidencial.
03:59Essa insatisfação que essa pesquisa mostra e que se reflete no cotidiano, principalmente em regiões onde o custo de vida já vinha sendo pressionado por fatores como inflação acumulada,
04:14algo nunca visto antes na história dos Estados Unidos, e alta no preço dos combustíveis.
04:20Em estados, por exemplo, como Michigan, Wisconsin e Pensilvânia, comerciantes relataram aumento nos preços de produtos que dependem de matéria-prima importada.
04:31Além disso, consumidores têm demonstrado preocupação com os efeitos a médio prazo das políticas protecionistas de Donald Trump,
04:39especialmente em supermercados e redes de atacado.
04:43Mesmo entre os apoiadores fiéis do republicano, cresce a percepção de que essa retaliação comercial pode sair mais cara do que se imaginava.
04:55Pelo menos isso é o que mostra essa pesquisa divulgada essa semana.
04:59Embora Trump continue utilizando esse discurso nacionalista como pilar que foi da campanha e que agora é um pilar também do seu governo.
05:09As consequências econômicas devem aparecer nas próximas pesquisas e, claro, no bolso, não apenas do americano,
05:18mas de quem mora nos Estados Unidos e de quem quer visitar também o país.