Imagens da bodycam da Polícia Militar mostram a execução de um homem que estava rendido durante operação na comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo.
00:00Vamos direto para as ruas de São Paulo, a nossa Larissa Alves está chamando a gente para trazer informações de imagens das câmeras corporais da Polícia Militar de São Paulo
00:10que mostram a execução de um homem que já estava rendido durante a operação na comunidade de Paraisópolis, essa operação que na sequência a essa morte gerou vários protestos.
00:18A gente fez discussões recentes no podcast que nós duas comandamos juntas sobre violência policial, um assunto que sempre tem vindo à tona, né Larissa? Bom dia.
00:30Bom dia, Cíntia, novamente a você, ao Alvarez e também a todos que acompanham aqui o Bora Brasil.
00:35Essas novas imagens dessas câmeras corporais que ficam acopladas ali ao uniforme desses policiais militares mostram o momento exato em que um deles dessa ação acaba atirando contra esse homem que já estava rendido com as mãos para o alto.
00:49Nas imagens a gente consegue ver pelo menos quatro policiais que estão envolvidos nessa ação.
00:53Eles entram dentro de uma casa, começam a subir as escadas e aí eles chegam a este quarto, a este cômodo, onde é possível ver nessas imagens pelo menos três pessoas dentro deste local.
01:04Um dos policiais atira contra a parede e é nesse momento em que esse homem que foi atingido, ele acaba baixando, fica perto ali da cama e logo depois um outro policial que está ali dentro dispara contra ele,
01:16mesmo ele estando com as mãos para o alto já rendidos.
01:19Quatro policiais estavam nessa ação, dois deles já foram afastados no mesmo dia após todo esse incidente, após essa execução deste homem que estava envolvido nessa ação.
01:29Os outros dois foram indiciados, todos eles, os quatro, podem responder agora por homicídio doloso, quando há intenção de matar.
01:37Portanto, essas novas imagens mostrando o momento em que Igor, esse jovem reconhecido, né, identificado como Igor de Oliveira, ele é atingido por esses tiros.
01:46E um momento, um dos policiais, essa câmera que está nesse policial, ele acaba se afastando um pouquinho e a gente ainda consegue ouvir mais alguns tiros.
01:54Então, houve pelo menos seis tiros contra esses rapazes que estavam dentro deste cômodo.
01:59Obrigada, Larissa. Olha, a gente conversava aqui, né, parece que nem as câmeras corporais, né, que também servem para auxiliar o trabalho da polícia militar,
02:10que a gente tem sempre o que dizer, é um trabalho de muita exposição, de baixo salário, de muita pressão psicológica,
02:15mas se nem as câmeras policiais estão inibindo a ação dessa polícia, é o que a gente pode esperar, né, de um Estado.
02:21A gente está falando do Estado que é pago com o nosso dinheiro, que deve satisfações para nós, população, né.
02:27Especialmente nesse caso que ele tinha condições perfeitas de fazer a prisão, que era o procedimento correto.
02:33Levar para a delegacia, né, o procedimento exatamente correto.
02:36E essa ação aí acabou gerando uma onda de protestos, né, a gente mostrou aqui no final da semana passada.
02:41Então, aí os protestos que aconteceram na frente da comunidade de Paraisópolis, até pessoas que nós conversamos aqui,
02:48que moram próximas, falaram que o trânsito foi fechado, que a porta do próprio condomínio estava impedido de entrar na própria casa.
02:55Então, foi uma situação que gerou uma onda de protestos lá em Paraisópolis na semana passada.
Seja a primeira pessoa a comentar