00:00No dia 14 de julho, dia nacional da França, o presidente Emmanuel Macron anunciou mais gastos com defesa para diminuir a dependência dos Estados Unidos.
00:1314 de julho, a data que marca a queda da Bastilha em 1789, é símbolo da Revolução Francesa e dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
00:26Incidentes também marcaram o desfile das Forças Armadas. Na Avenida Champs-Élysées, um dos cavalos escorregou e caiu. Outro se soltou. Um dos soldados foi flagrado com a orelha sangrando, machucada pela sua própria espada.
00:42Neste ano, a comemoração veio acompanhada de um clima tenso. O presidente Emmanuel Macron disse que a liberdade na Europa está sob a maior ameaça desde a Segunda Guerra Mundial.
00:53Macron anunciou que a França vai dobrar o orçamento de defesa até 2027, atingindo 64 bilhões de euros por ano.
01:04O objetivo da França é garantir que a Europa dependa cada vez menos dos Estados Unidos, mesmo dentro da OTAN, Aliança do Tratado do Atlântico Norte.
01:14A decisão é uma resposta direta ao atual cenário da Europa, que tem mais gastos militares depois da guerra na Ucrânia.
01:22Com o aumento das tensões com a Rússia, o avanço do terrorismo, o uso de tecnologias como drones e ataques cibernéticos, Macron disse que o tom agora é outro.
01:32Para ser livre neste mundo é preciso ser temido. Para ser temido é preciso ser poderoso.
01:41O 14 de julho este ano teve um grande homenageado, o Brasil. Este é o ano do Brasil na França.
01:50Uma temporada de atividades culturais para celebrar os laços diplomáticos entre os dois países há mais de 200 anos.
01:58O ponto alto foi à noite, quando o principal símbolo do país se iluminou de verde e amarelo.
Comentários