Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 6 meses
PRF apreende 355 KG de maconha depois de perseguição em Balsa Nova.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Olá, seja muito bem-vinda, seja muito bem-vindo aqui ao Bande Cidade 1ª edição.
00:04Vamos juntas, vamos juntos até meio-dia e cinquenta com as principais informações de todo o Paraná nesta terça-feira.
00:10E olha só, o Paraná está em alto risco para síndrome respiratória aguda grave.
00:16Os casos de gripe têm crescido toda semana e os cuidados devem ser redobrados, principalmente com crianças e idosos.
00:24A cada semana cresce o número de internações por doenças respiratórias no Paraná.
00:30O novo boletim InfoGripe da Fiocruz traz um dado preocupante.
00:34O estado está em nível de alto risco para síndrome respiratória aguda grave.
00:40Os casos seguem em crescimento e afetam todas as idades.
00:43Entre as crianças, o maior vilão é o vírus cincial respiratório.
00:48Ele está diretamente relacionado à maioria das hospitalizações de menores de cinco anos.
00:53Já entre jovens, adultos e idosos, o vírus da influenza A lidera os diagnósticos positivos de síndrome respiratória aguda grave.
01:02É muito comum um quadro viral.
01:03Então, o quadro viral pode ser o adenovírus, renovírus.
01:06A influenza, que é a gripe, que dá uma situação mais intensa, pode ter mais dor no corpo, tem febre alta.
01:13Também se incomoda com dor de garganta e dor de cabeça.
01:15E também não podemos esquecer que ainda temos casos de covid-19, mesmo passando aquela época da pandemia mais intensa.
01:21Segundo a Fiocruz, só neste ano, mais de 110 mil casos de síndrome respiratória aguda grave já foram notificados no país.
01:29No Paraná, o crescimento nas notificações acompanha um aumento da circulação de vírus respiratórios, como influenza A, rinovírus e até a covid-19.
01:39O alerta vale especialmente para quem faz parte dos grupos de risco, crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas.
01:49Vacinação em dia, higiene das mãos e uso de máscara em locais fechados podem evitar o agravamento das doenças respiratórias.
01:57A pessoa também, às vezes, tem esse receio de não usar mais a máscara, porque já passou aquela época.
02:01É super necessário os cuidados que nós tínhamos antes, na época da pandemia, e manter agora como vai ser para sempre.
02:06O ano de julho começou gelado e com temperatura negativa aqui no Paraná, Palmas registrou a mínima com 2 graus negativos nesta terça-feira.
02:18Em Puritiba, a mínima foi de 8,4. Você confere agora a previsão do tempo.
02:23Olá, muito boa tarde, Alessandra. Boa tarde a todos que nos acompanham.
02:34No oceano, temos a formação de uma intensa frente fria que está transportando bastante umidade aqui para a nossa região.
02:41Essa frente veio acompanhada de mais uma massa de ar polar que está deixando as temperaturas baixas durante todo o dia aqui na nossa região.
02:49Inclusive, a tarde de hoje continua com previsão de chuvas ocorrendo em praticamente todas as nossas cidades,
02:55com maiores volumes nas áreas em azul mais escuro do mapa, com chuvas variando entre 20 até 35 milímetros.
03:02E a previsão também é de ventos mais intensos, principalmente nas cidades do nosso litoral.
03:08Falando agora sobre Curitiba, vamos também ter um dia predominantemente nublado,
03:13com chuvas fracas ocorrendo durante o dia, máxima de 9 graus.
03:17Na quarta-feira, essa chuva se intensifica, pode vir acompanhada de temporais, mínima de 7, máxima de apenas 8.
03:24Na quinta-feira, teremos um dia predominantemente nublado, um dia bastante gelado, mínima de 6, máxima de 11.
03:32E na sexta-feira, o tempo volta a ficar firme, voltamos a ter o aparecimento do sol.
03:36As temperaturas começam a se elevar gradativamente, mas as mínimas ainda seguem baixas, portanto,
03:43as manhãs e as noites vão continuar geladas, mínima de 7 e máxima de 15 graus.
03:49Amanhã eu volto com mais previsão do tempo.
03:53Olha, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais de 300 quilos de maconha numa caminhonete clonada na BR-277,
04:00na região metropolitana aqui de Curitiba.
04:02Foi durante uma fiscalização na BR-277, em Balsanova.
04:07Policiais deram uma ordem de parada ao motorista numa caminhonete.
04:10Ele não obedeceu, dando início a uma perseguição pela rodovia.
04:14O condutor saiu em alta velocidade, mas perdeu o controle da direção e acabou saindo da pista.
04:20Policiais encontraram tabletes de maconha no compartimento de carga do veículo com alerta de furto.
04:26O motorista, de 25 anos, disse que saiu de Humoarama com destino a Santa Catarina.
04:31Ele foi preso em flagrante.
04:33A carga de 355 quilos de maconha foi encaminhada à Polícia Civil de Campo Largo.
04:41Nosso assunto agora é mercado de trabalho.
04:43O Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos no país entre janeiro e maio desse ano.
04:49Os dados são do Ministério do Trabalho.
04:50A Sara Ertal tem os detalhes pra gente.
04:52Uma ótima tarde pra você, Sara.
04:54O Paraná ficou atrás apenas de São Paulo e Minas, é isso?
04:57É isso mesmo, Ali.
04:58Bom resultado nesse comecinho de ano.
05:01Ficou atrás de São Paulo e Minas por serem estados mais populosos.
05:07Só São Paulo, por exemplo, que ocupou o primeiro local, o primeiro lugar nesse ranking.
05:14Teve 309 mil postos de trabalho abertos nesse primeiro período do ano.
05:23Já que no Paraná, de acordo com os números do Ministério do Trabalho, foram 84 mil novas oportunidades abertas nesse período.
05:33Só no mês de maio, por exemplo, foram gerados 6 mil 866 postos de trabalho aqui no estado do Paraná.
05:43Com esse desempenho, nesse comecinho de ano, Alessandra, o Paraná chega a uma marca histórica de 3 milhões e 300 mil pessoas empregadas.
05:53Esse é o melhor número registrado desde 2020, por exemplo.
05:59Um dado que chama atenção é que a maioria das pessoas que ocuparam essas novas vagas tem entre 18 e 24 anos.
06:06Foram mais de 37 mil jovens inseridos no mercado de trabalho aqui no Paraná.
06:13Volto com você.
06:13Gente, no primeiro emprego, né?
06:15Obrigada, Sara.
06:15Uma ótima tarde pra você.
06:17E depois do intervalo aqui no Bande Cidade, o PM salva um bebê engasgado com leite aqui em Curitiba.
06:22Nosso destaque no próximo bloco.
06:33A gente está de volta com o Bande Cidade, primeira edição.
06:36Olha, pais de uma criança pequena levaram um susto e tanto.
06:39O bebê engasgou com leite e foi salvo por policiais militares aqui em Curitiba.
06:44O casal chegou desesperado de carro até o 12º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Santa Quitéria,
06:50com um filho de poucos meses que tinha se engasgado com leite.
06:54Não, meu Deus!
07:00Um dos policiais rapidamente realiza manobras específicas para salvar a criança.
07:07O policial consegue estabilizar o bebê, que foi encaminhado em seguida para a unidade de pronto atendimento do Fazendinha.
07:14A criança passa bem.
07:16Essa família, a princípio, ela reside próximo ao batalhão, mas nesse momento a criança estava dormindo
07:22e pelos relatos do pai, ela mamou a princípio, né?
07:26E dormiu.
07:27Quando ela acordou, ela já estava engasgada ali, os pais perceberam e já procuraram a primeira unidade da Polícia Militar,
07:33mais próxima que da região, e era o 12º Batalhão.
07:36Prontamente, ali, o Sargento Amaral e o Cabo Moisés, que estavam na guarda, foram fazer a abordagem desse carro ali
07:42e já verificaram que uma mãe saiu com a criança nos braços, já quase sem vida.
07:46Mas a criança, graças a Deus, ali, está bem, está super bem, a família feliz e contente com a atuação da Polícia Militar.
07:53Belo trabalho da Polícia Militar, né?
07:54Olha, com a chegada dos dias mais frios, aumenta o uso de aquecedores e outros aparelhos que ajudam a manter o conforto dentro de casa.
08:02Mas, além de aumentar o consumo de energia, aumenta também a exposição a riscos com a rede elétrica.
08:10No inverno, a rotina muda.
08:12O banho fica mais demorado, os aquecedores permanecem ligados por mais tempo e o consumo de energia elétrica dispara.
08:19Essa mudança de hábitos, comum na estação mais fria do ano, exige atenção com a segurança e também com a conta de luz.
08:27Quando são utilizados esses equipamentos que exigem mais consumo de energia, tem que ter um cuidado redobrado na questão da instalação elétrica,
08:36na questão das tomadas, toda a instalação elétrica, a fiação, os disjuntores e também o uso de adaptadores e extensões.
08:43Se eles tiverem uma manutenção inadequada, eles podem ocasionar mau contato e sobreaquecimento, até provocando algum dano maior.
08:51Para evitar sustos na hora de pagar a fatura, os especialistas recomendam reduzir o tempo do banho e sempre que possível utilizar a temperatura morna.
09:00No caso dos aquecedores, o ideal é usar o time e evitar deixá-los ligados durante toda a noite.
09:06Além do consumo consciente, a segurança das instalações elétricas é fundamental, principalmente nessa época do ano.
09:12Fios antigos, tomadas sobrecarregadas e o uso de benjamins podem representar um risco real de curto-circuito e até incêndios.
09:23Não podemos colocar fios subdimensionados. Eles têm que estar bem dimensionados para eles não aquecerem.
09:30Porque o problema é quando a gente tem uma corrente alta e um fio muito fino, ele vai aquecer.
09:35Conforto no inverno é importante, mas com segurança e responsabilidade.
09:40Pequenas atitudes fazem toda a diferença para evitar acidentes e ainda ajudam a manter a conta de luz sob controle.
09:46A parte de consumo de energia elétrica está ligada diretamente aos equipamentos e ao tempo também.
09:54Então, quanto mais tempo a gente colocar um aquecedor, a nossa conta vai subir muito.
09:59Olha, a Prefeitura de Curitiba está realizando mutirões para evitar criadouros do mosquito da dengue.
10:07A capital registra pouco mais de 1.400 casos confirmados da doença.
10:12O foco da ação é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
10:17O mutirão vai ser nos bairros Tatuquara, Atuba e Santa Cândida.
10:20Agentes de endemias vão percorrer essas regiões, recolher materiais que possam acumular água e servir de criadouro.
10:27No bairro Tatuquara, o recolhimento destes objetos vai ser na sexta-feira, dia 4 de julho.
10:32Já no bairro Atuba, os agentes vão recolher os materiais no dia 8 de julho.
10:37E no bairro Santa Cândida, esse procedimento vai ser feito no dia 16 de julho.
10:41O mutirão recolhe itens como eletrodomésticos, entulhos e pneus, que devem ser descartados corretamente.
10:49Olha aí, começou a principal pesquisa do país sobre rodovias.
10:53O levantamento da Confederação Nacional do Transporte avalia as condições das estradas em todo o Brasil.
11:00Quase 7 mil quilômetros de rodovias que cortam o Paraná vão ser avaliados.
11:05O objetivo é verificar as condições das vias.
11:09A pesquisa aponta o que melhorou ou piorou de um ano para o outro.
11:13São três itens, basicamente.
11:15A pavimentação, para ver como está, buraco, deterioração da pista, etc., acostamento.
11:21A geometria, que é a curva.
11:24São estradas, não raro, às vezes, mais antigas.
11:27Nossos caminhões hoje são com 32 metros.
11:31E a sinalização, que é fundamental também para a segurança em transporte.
11:35Tudo isso tem um objetivo fundamental.
11:41Contribuir para a redução de acidentes e para o custo, reduzir o custo operacional de transporte.
11:47Os dois primeiros veículos vão para o interior do Paraná e para São Paulo.
11:52As imagens são captadas e enviadas por meio de inteligência artificial
11:57a técnicos da Confederação Nacional do Transporte.
12:01São eles os responsáveis por analisar os dados.
12:05O levantamento compara trechos administrados pelo poder público com os concedidos à iniciativa privada.
12:13No ano passado, foram registrados mais de 7.500 acidentes nas rodovias do Paraná.
12:19Os dados servem de base para investimentos e reforço na segurança.
12:24A coleta começou por Curitiba e deve durar cerca de 30 dias.
12:28Em todo o Brasil, serão avaliados mais de 114 mil quilômetros de rodovias.
12:342 mil a mais do que no levantamento de 2024.
12:39Olha, aqui no Paraná, a intenção de consumo das famílias caiu mais uma vez.
12:43Enquanto o restante do país esboça uma leve recuperação,
12:47o consumidor paranaense continua segurando o bolso.
12:51O índice de intenção de consumo das famílias registrou nova queda no Paraná no mês de junho.
12:56O recuo foi de 0,8% em relação a maio, alcançando 87,9 pontos abaixo da linha do 100,
13:05que separa a percepção de consumo negativo do positivo.
13:09Enquanto o Brasil apresentou uma leve alta na intenção de consumo das famílias neste mês de junho,
13:14aqui no Paraná a realidade é diferente.
13:16A retração vem se repetindo ao longo do ano e levanta um alerta para o comportamento econômico das famílias paranaenses.
13:23Nós vemos uma taxa de juros muito elevada, desde julho de 2006 é a maior, está em 15%.
13:34Então isso retrai o crédito, as pessoas não consomem com tanta facilidade e estão muitas vezes esperando o melhor momento.
13:46Segundo a Fê Comércio Paraná, itens como bens duráveis e despesas com lazer são os primeiros a sair da lista.
13:53A pesquisa aponta que o acesso ao crédito e a renda mensal também influenciam diretamente na decisão de compra.
14:00Esperamos que esse nível de consumo volte a ter os patamares, como nós tínhamos verificado até o final do ano passado,
14:13para que consigamos uma maior movimentação dentro do comércio paranaense.
14:17E depois do intervalo aqui no Bande Cidade, Educação e Cidadania, o Paraná atende mais de 15 mil estudantes de outros países.
14:26É o nosso destaque no próximo bloco. Até já.
14:28Olha, a educação tem sido um instrumento importante de cidadania para os estrangeiros aqui no Paraná.
14:43O Estado atende mais de 15 mil estudantes de outros países.
14:47Mudanças culturais, acesso a emprego, moradia, saúde e educação.
14:54Além da necessidade de sair do país de origem, outros desafios atravessam a vida de imigrantes
15:01que buscam uma vida mais digna em outra parte do mundo.
15:05Os Estados Unidos ainda são o país com o maior número de estrangeiros.
15:09Mas no Brasil, essa população também tem crescido.
15:13Entre 2010 e 2022, o aumento foi de 70%, segundo o último censo do IBGE.
15:21Mais de um milhão de pessoas nascidas no exterior vivem aqui, a maioria venezuelanos.
15:28Entre as barreiras está a falta de domínio da língua portuguesa,
15:32o que impacta diretamente a aprendizagem e a integração social.
15:37Neste colégio de Piracuara, na região metropolitana de Curitiba,
15:41uma iniciativa tem facilitado esse processo.
15:45Duas vezes por semana, aulas de português são ofertadas para alunos estrangeiros.
15:51A Melanie chegou de Cuba em fevereiro e já consegue aprender com mais facilidade.
15:56Ajuda muito na comunicação, sei como entender meus companheiros de aula,
16:02que falam de forma diferente, mas posso entender.
16:05Atualmente, a rede estadual de ensino aqui do Paraná atende mais de 15 mil estudantes de outros países.
16:12São migrantes, refugiados e apátridas de 78 nacionalidades diferentes.
16:17A maioria venezuelanos, haitianos e paraguaios.
16:21A estratégia tem dado resultados positivos na adaptação dos alunos.
16:25É como se fosse um tijolinho de cada vez, nessa construção, mas tem mostrado, sim, resultados.
16:33Eles já conseguem se comunicar com os professores e os professores também conseguem interagir
16:39passando a demanda que eles têm dentro da aprendizagem.
16:44A venezuelana Milka foi uma das beneficiadas.
16:47Já está com notas melhores e até escreve redações.
16:50Para mim era muito difícil porque não conseguia as palavras em espanhol para o português.
16:57Agora é muito melhor.
16:58Com a professora francesa e a professora Beatriz, muito melhor.
17:01Olha, a Assembleia Legislativa aqui do Paraná realizou hoje uma audiência pública
17:05para discutir a lei de diretrizes orçamentárias de 2026.
17:08O documento organiza o uso do dinheiro público
17:11e define o que é prioridade para o governo do Estado no próximo ano.
17:15Para 2026, o orçamento do Paraná está estimado em quase 83 bilhões.
17:22Apesar de ser 5% maior do que o deste ano, o plano fiscal é apresentado com cautela.
17:29Temos levado assim com muito respeito esse debate nacional acerca da fragilidade fiscal da União,
17:36que isso compromete a economia, a Selic é 15%, a União tendo que arrecadar para fechar a conta,
17:42não corta gastos. Então, isso cria um ambiente hostil para a economia.
17:47A previsão de investimentos é de 6 bilhões de reais.
17:50A expectativa é que receita e despesa fiquem equilibradas no próximo ano.
17:55Que o repasse fique nominal com base no repasse do do décimo, que é o repasse mensal,
18:02e que o acréscimo do superávit ou do excesso de arrecadação não seja repassado,
18:07eu penso que nós já teremos tido um grande avanço institucional.
18:10Além disso, um dispositivo que permita que o dinheiro que não for aplicado até o final do ano,
18:16ou instrumentariamente, que ele volte para o Tesouro.
18:19Uma das novidades enviadas pelo governo neste ano é a criação de um limite
18:24para os repasses aos outros poderes, como legislativo e judiciário.
18:29Se o Paraná arrecadar mais em 2026, os valores, por exemplo,
18:34não vão poder ultrapassar o orçamento deste ano, corrigidos pela inflação e pelo PIB.
18:42Segundo a Secretaria da Fazenda, a medida pode gerar uma economia de 342 milhões de reais aos cofres públicos.
18:51Estamos trabalhando, inclusive, na possibilidade de um novo refis para trazer mais recursos,
18:56para permitir que as empresas com problema acertem as suas contas com o Tesouro.
19:00Isso é todo um processo de negociação que está em curso.
19:04Estamos querendo acelerar o processo de redução do nosso nível de precatórios.
19:07O Estado tem cerca de 9 bilhões de precatórios, ele tem que pagar isso.
19:12A LDO deve ser votada no início da próxima semana.
19:15A proposta recebeu mais de 160 emendas dos deputados estaduais, com sugestões de ajustes no texto.
19:23Depois de aprovada, ela vai servir de base para a criação da lei orçamentária anual,
19:29que define como e onde o Estado vai investir o dinheiro público.
19:34A gente deve disponibilizar esse relatório até sexta-feira, para os deputados do substitutivo, né?
19:41Analisarem para que a gente possa, na segunda-feira, já votar na comissão de orçamento
19:44e aí, votando na comissão de orçamento, a gente consiga votar em plenário aí na terça e na quarta.
19:49Ou ainda na segunda, né?
19:50Porque a reunião da comissão de orçamento será pela parte da manhã.
19:54Olha, mais de 72 milhões de reais em créditos do Nota Paraná
19:59deixaram de ser resgatados pelos consumidores no primeiro semestre desse ano.
20:03Quem explica o motivo dessa perda de dinheiro e como evitar que isso aconteça é o repórter Bruno Henrique.
20:08Muita gente perde a nota fiscal com o CPF, mas esquece de acompanhar os créditos acumulados.
20:15O resultado, só nos seis primeiros meses deste ano, 72 milhões e meio de reais do Nota Paraná voltaram para os cofres públicos.
20:24O número representa um aumento de mais de 12% em relação ao ano passado.
20:29Esses valores expiraram porque foram gerados entre janeiro e junho do ano passado,
20:35mas não foram utilizados dentro do prazo de um ano.
20:38Dos 190 milhões de reais distribuídos no período, 38% não foram resgatados.
20:44Tudo por esquecimento ou por falta de cadastro no programa.
20:48Embora os valores cancelados sejam utilizados no orçamento público em prol da população,
20:54O objetivo do programa Nota Paraná é incentivar as pessoas a colocar o CPF na nota.
20:59Então nós não queremos ninguém cancelando o saldo do programa.
21:02Queremos incentivar as pessoas a resgatar, transferir para a conta bancária e comprar mais, colocar mais CPF na nota.
21:09Para estimular o resgate, o programa reduziu o valor mínimo para transferência de 25 reais para 5 reais.
21:17Só nos primeiros 5 dias após a mudança, mais de 2 milhões e 900 mil reais foram resgatados pelos usuários.
21:24A orientação é simples, consulte seu saldo com frequência e principalmente faça o cadastro.
21:30Pedir CPF na nota é só o primeiro passo.
21:34Para não perder dinheiro, é preciso acompanhar, resgatar e aproveitar os benefícios.
21:39Obrigada pela sua atenção, pela sua companhia.
21:43Vem aí o Boa Tarde Paraná, hoje com o Laércio André.
21:46Tudo bom, Laércio?
21:47Tudo certinho, boa tarde, Alessandra.
21:50Estava agora olhando para fora, está um clima para ficar, tomando um cafezinho em casa.
21:54Para ficar em casa, vendo o Laércio agora, né?
21:57E não mudar de canal.
21:58É nublado, aquela garoa bem fininha, neblina, está daquele jeito.
22:04E quem tem que sair, tem que enfrentar, né?
22:07É, não está fácil não.
22:09Alessandra, uma boa tarde.
22:10Está bom, descanso?
22:11Você que vai para esse climinho agora, bem tranquilo.
22:13Não, agora é a fase 2, né?
22:16A fase 2, o lado 2.
22:17É isso aí, abraço, está bom trabalho, ótima tarde.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado