00:00E agora a gente vai para os Estados Unidos, uma deputada morre e um senador é baleado no estado de Minnesota, nos Estados Unidos, quem chega com mais informações a respeito desses fatos é o Eliseu Caetano, já tá com a gente aqui, diretamente dos Estados Unidos da América, Eliseu, bem-vindo ao Fast News.
00:17Oi Nelson, muito boa tarde para você e para todos que nos acompanham, a gente fala ao vivo direto dos Estados Unidos, 3 horas da tarde com 14 minutos aqui na costa leste do país, temperatura neste momento, na tarde deste sábado aqui no sul da Flórida, na casa dos 30 graus Celsius e a nossa equipe de reportagem segue de plantão acompanhando tudo o que está acontecendo com a escalada da tensão lá no Oriente Médio, mas agora infelizmente a gente foi pego de surpresa com esse breaking news, com essa informação de última hora,
00:44dando conta de que a deputada estadual democrata Melissa Hortman, ex-presidente da Câmara do Estado de Minnesota e o marido dela, o Mark Hortman, foram assassinados dentro da própria casa no bairro do Brooklyn Park.
00:59Em um outro ataque, a poucos quilômetros de distância, o senador estadual John Hoffman e a esposa dele, Ivete, foram baleados dentro também de casa em Champlain e permanecem agora em condição estável ambos após passarem por cirurgia.
01:19De acordo com a imprensa local, os ataques foram coordenados e a motivação política, a assessoria de imprensa do governador Tim Walls garante que os casos foram atos de violência política e direcionada e que foram interpretados como assassinados com intenções políticas.
01:40As autoridades ainda descreveram um agressor que se passava por policial usando uniforme, colete à prova de balas e dirigindo um carro modelo SUV com aparência policial.
01:53No local dos ataques, a polícia encontrou um manifesto com cerca de 70 nomes, incluindo os das vítimas, fornecendo pistas, portanto, de uma motivação direcionada e ideológica.
02:06E para a gente entender um pouco melhor como esses ataques aconteceram, Nelson, eu fiz uma espécie de cronologia aqui, porque às duas horas da manhã pelo horário local, os policiais foram acionados na casa do senador Hoffman, onde encontraram ele e a esposa gravemente feridos.
02:24Ambos, como eu disse, foram operados ainda há pouco e seguem internados em estados estáveis de saúde.
02:32Às três e trinta e cinco da manhã, também pelo horário local, os agentes se dirigiram à residência de Hoffman, encontrando um veículo com as luzes de emergência.
02:41Ao se aproximarem, foram recebidos atiros. O agressor, cujo nome ainda não foi divulgado, escapou e a pé.
02:49Na SUV, no carro que ele estava, havia também panfletos do movimento No Kings, cujo protesto foi cancelado pelas autoridades por precaução.
02:59Esse era um protesto que iria acontecer durante essa tarde de sábado lá em Washington, D.C., no Distrito de Colômbia, na capital do país.
03:09Agora já há toda uma operação e também investigações em curso, viu, Nelson?
03:13Porque, além de uma caçada policial envolvendo a polícia estadual, o FBI, o U.S. Cabral Police e as autoridades locais de Minnesota, um mandado de prisão já foi emitido contra um homem branco de aproximadamente 57 anos, que usava o uniforme policial e que dirigia esse veículo camuflado.
03:30O nome dele, portanto, ainda não foi divulgado, mas as autoridades emitiram orientação aos moradores da região para confirmar qualquer tipo de movimentação estranha ligando no 911, uma vez que o agressor se passava por um policial e sozinho.
03:45O governador do estado, Tim Walz, lamentou o que ele chamou de traição da confiança pública e reforçou que esse tipo de violência política é inaceitável em uma democracia.
03:58A secretária de justiça aqui dos Estados Unidos, a secretária Pamela Bond, informou que está acompanhando de perto o caso.
04:06O presidente Donald Trump também já falou a respeito, apoiando ações penais severas contra o responsável.
04:16Os analistas por aqui estão apontando que esse atentado, Nelson, reflete uma tendência crescente de violência política nos Estados Unidos, com ataques a representantes públicos, especialmente após o clima polarizado que a gente vive aqui nos Estados Unidos desde a última eleição.
04:36O que não se recorda, o atual presidente do país, Donald Trump, também chegou a ser vítima de alguns atentados, enquanto ainda era candidato à presidência do país.
04:47Vamos então para a situação de agora, para a situação de momento.
04:51Vítimas fatais, deputada Melissa Hortman, de 55 anos, e o marido dela, Mark Hortman, feridos o senador John Hoffman e a esposa dele, Ivete, internados em condição estável de saúde.
05:04Um suspeito que segue sendo procurado pela polícia, inclusive ele se disfarçava de policial no momento.
05:12E essa carta, esse manifesto que foi encontrado no carro dele, obviamente agora segue sendo analisado e investigado.
05:20Segundo as informações, Nelson, que vem lá do Minnesota, a linha de investigação, portanto, segue com motivação política,
05:28o possível reação a contexto de polarização e também protestos anti-Trump.
05:34É claro que esse caso, mais uma vez eu reforço, choca a sociedade americana e coloca mais uma vez, Nelson, em evidência a crescente violência
05:43contra os agentes políticos aqui nos Estados Unidos.
05:47E enquanto isso, a caçada ao suspeito prossegue e as autoridades seguem reforçando a segurança nessa região,
05:54onde esses deputados e senadores moravam lá no estado de Minnesota.
05:59A gente vai seguir daqui acompanhando toda e qualquer movimentação e assim que eu tiver alguma novidade,
06:04eu te aciono aí ao longo da programação da Jovem Pan News.
06:07Eu volto com você no estúdio, Nelson.
06:09Muito obrigado, Eliseu Caetano. Vai seguir acompanhando.
06:12Naturalmente as informações vão chegando.
06:14A qualquer momento você volta aqui na Jovem Pan.
06:16Uma boa tarde pra você aí nos Estados Unidos.
06:18Tchau.
Comentários