Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
O Moinho, a última favela do centro de São Paulo, vive dias intensos com protestos e ações das autoridades, que buscam um projeto de remoção dos moradores. O governo quer construir um parque situado entre duas vias de trens e um viaduto e, de acordo com habitantes e críticos, favorecer a especulação imobiliária na região.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00No centro de São Paulo, uma megalópole de 12 milhões de habitantes coexistem bares e restaurantes da moda com condomínios populares, famílias sem teto e áreas dominadas pelo tráfico de drogas.
00:14O moinho é um exemplo dessa mistura que está prestes a desaparecer.
00:19Cerca de 900 famílias vivem no local e muitos afirmam que a decisão da remoção é parte de uma espécie de higienização para deslocar os mais pobres e favorecer a especulação imobiliária na região.
00:33As autoridades anunciaram a construção de um futuro parque no terreno com uma superfície equivalente a três campos de futebol e situado entre duas vias de trens e um viaduto.
00:44Os governos federal e estadual vão financiar a entrega de 250 mil reais a cada família do moinho para a compra de casas depois que deixarem a favela.
00:57Esse é o preço que as autoridades vão pagar para liberar o terreno como parte de um plano de renovação da região central da cidade mais rica e populosa da América Latina.
01:07O governo quer tirar porque essa terra é valiosa, né? O fato é que eles querem valorizar o entorno, eles querem valorizar e a gente aqui desvaloriza.
01:17Existe uma tentativa muito grande de remoção das pessoas pobres, das pessoas negras, das pessoas imigrantes que vivem aqui para a construção de prédios, para a construção de empresas.
01:26É uma das áreas com o maior, mais caro metro quadrado do estado de São Paulo.
01:30A polícia militar lançou gás lacrimogênio e disparou balas de borracha contra moradores que protestavam.
01:37As forças de segurança a adentraram com cães em algumas casas, supostamente em busca de drogas e armas.
01:44O governo do estado de São Paulo afirmou que o crime organizado estava por trás da resistência à remoção, uma acusação que os moradores desmentem.
01:54As pessoas não querem seguir morando em barracos, em situações precárias, não é sobre isso.
01:58Na verdade, as pessoas querem viver de forma digna.
02:01Surgida nos anos 1990, a favela do Moinho é a única que resiste no centro, após a remoção progressiva nas últimas décadas de outras comunidades e ocupações de pessoas menos favorecidas.
02:15O terreno da favela pertence à União, que aceitou ceder ao estado de São Paulo com a condição de que garantisse residências dignas aos moradores.
02:23No entanto, o governo federal anunciou que paralisaria a transferência enquanto não cumpriram um processo de desocupação negociado com a comunidade e transparente.
02:35Por fim, governo estadual e federal chegaram a um acordo para financiar em conjunto a entrega de casas aos moradores,
02:43que conseguiram visibilidade no coração de uma das maiores cidades do mundo.
02:47Obrigado.
02:48Obrigado.

Recomendado