00:04Uma nova operação da Polícia Militar foi desencadeada na comunidade que abriga mais de 800 famílias no centro de São Paulo.
00:11Militares do 13º Batalhão, que atua na área, foram os primeiros a chegar e ocuparam as entradas e saídas que foram delimitadas com estas grades amarelas.
00:21Logo chegou o CAEP, Companhia de Ações Especiais de Polícia. Os militares usaram escudos e capacetes e estavam prontos para um possível confronto.
00:31O canil do policiamento de choque da PM Paulista chegou na sequência. Houve vistoria com a ajuda de cães farejadores.
00:38Enquanto representantes do governo do Estado e do governo federal se reuniam na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, não muito longe,
00:47Maria das Graças saía para trabalhar sem saber o que vai acontecer.
00:52Minha neta está com febre, está com medo. Minha neta dá uma arma e falou para a polícia, mas onde já tem medo de polícia?
00:59Porque todo mundo entrando com arma na mão, atirando. Na Semana Santa jogaram spray de pimenta na cara da minha neta. Isso é justo?
01:08Eu saí aguentando na minha casa com uma botada na minha cara. Eu falei, pra que isso? O cara não fez assim pra mim. Pra que isso, gente? A gente não está fazendo mal pra ninguém, não.
01:17Agentes da CDHU estiveram na comunidade. A área que pertence à União deve virar um parque. O local é cruzado por uma linha férrea.
01:25E o governo diz que oferece risco aos moradores, principalmente crianças. A promessa é dar uma moradia digna a quem está sendo retirado.
01:33Moradores, no entanto, dizem que o aluguel social oferecido é de 800 reais.
01:38Eu moro aqui não é porque eu não tenho condição de pagar o aluguel lá fora. Eu não tenho condições.
01:44E eu vou sair de dentro da minha casa com essa opressão. Com essa opressão. Eu estou saindo da minha casa. Eu estou dormindo com medo.
01:53Os confrontos têm sido quase diários. Nesta quarta, manifestantes fecharam a Avenida Rio Branco, uma das principais da região central da capital.
02:02E o resultado foi este.
02:04Nesse momento, a força tática vai avançando pra cima dos manifestantes que fecharam uma das principais avenidas aqui do centro de São Paulo.
02:12Manifestantes jogaram pedras e militares responderam com bombas de efeito moral e balas de borracha.
02:18A gente vê bombas de efeito moral, gás, pimenta e também munição não letal sendo atirada contra os manifestantes que, eu repito,
02:26fecharam uma das principais avenidas. Olha lá, pedras sendo jogadas pra cima da polícia.
02:29O cinegrafista, o que você feriu, Joel?
02:34Não há relatos de manifestantes ou policiais feridos.
Seja a primeira pessoa a comentar