Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 10/05/2025
Com o objetivo de proteger a população antes da chegada do inverno, o Ministério da Saúde retoma neste sábado (10) o chamado Dia D de vacinação contra a gripe.

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Muito bem, vamos gerar reportagem da Jovem Pan porque com o objetivo de proteger a população antes da chegada do inverno, o Ministério da Saúde retoma neste sábado o chamado dia D de vacinação contra a gripe.
00:14Quem traz informações ao vivo agora conosco é a repórter Beatriz Manfredini.
00:20Movimentação já começou por aí, Beatriz, seja bem-vinda.
00:22Começou sim, Marcelo. A gente já vê a população na fila aqui de unidades básicas de saúde como essa que nós falamos neste momento aqui na região da Santa Cecília, região central de São Paulo.
00:39Bom dia pra você também, pra Soraya, pra todos que nos acompanham aqui no Jornal da Manhã.
00:43Então, não só aqui na capital paulista, de onde conversamos neste momento, mas em várias partes do país nós temos o dia D de vacinação contra a influência, contra a gripe, com exceção da região norte do país.
00:58Por lá, o dia D de imunização contra a doença vai acontecer só no início do segundo semestre porque as condições climáticas são diferentes.
01:07Então, esse dia D do Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, vale hoje pras regiões nordeste, centro-oeste, sul e também sudeste.
01:18É uma mobilização o dia inteiro pra imunizar o maior número de pessoas possível contra a doença.
01:24Uma vez que a vacina contra a gripe pode reduzir em até 60% o risco de evolução pra casos graves, com hospitalizações, por exemplo.
01:34A meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 81 milhões e meio de pessoas.
01:41Entre elas estão os grupos prioritários, né?
01:43São crianças pequenas, idosos, gestantes, também pessoas com comorbidade, professores, profissionais da saúde, pessoas em situação de rua, povos indígenas.
01:56Todas essas pessoas que fazem parte do grupo prioritário podem procurar a unidade básica de saúde neste sábado.
02:02Claro que não só hoje as vacinas estão disponíveis, mas hoje é um dia de mobilização, um dia pra tirar um tempo pra isso e então fazer a imunização.
02:11Muito simples, basta levar a carteirinha de vacinação a um posto de saúde ou um documento com foto e fazer a imunização, que é muito rápida e que então previne a evolução pra esses casos mais graves da gripe.
02:25Lembrando que a gente tá justamente nesse momento, né?
02:28Outono, daqui a pouco chega o inverno, a temperatura vai mudando e é justamente quando a gente tem um aumento de casos.
02:35Inclusive, durante essa semana, o Ministério da Saúde anunciou um repasse anual de 100 milhões de reais pra tratar e prevenir casos de síndrome respiratória aguda grave,
02:47que é justamente o que atinge a maior parte da população em diversos vírus, um deles a influência em épocas como essa.
02:55Então, dia D de vacinação já valendo, as unidades básicas de saúde aqui na capital paulista, por exemplo, abrem às sete horas da manhã e vão funcionando durante todo o dia até sete horas da noite.
03:08Vale consultar na sua cidade qual o horário e quais unidades básicas estão funcionando exatamente pra fazer a imunização contra a gripe, tirar esse tempinho pra isso hoje.
03:18Obrigado, Marcelo.
03:19Sem dúvida, informações importantes, então a adesão da população é fundamental e daqui a pouco a Beatriz Manfredini retorna conosco neste Jornal da Manhã. Valeu, Beatriz.

Recomendado