Iraque: Três atentados fazem mais de 55 mortos

  • há 8 anos
Três ataques terroristas fizeram pelo menos 55 mortos e mais de três dezenas de feridos, este sábado, em Bagdade.

Segundo as autoridades iraquianas, os atentados tiveram como alvos uma comemoração religiosa num bairro xiita, um posto de controlo da polícia e a família de um líder paramilitar sunita, conhecido opositor do grupo Estado Islâmico.

Suicide bomber kills at least 31 at Baghdad Shi'ite gathering: police https://t.co/59Y0TCNivN— Reuters Top News (@Reuters) October 15, 2016


O Daesh reivindicou, já, o ataque mais mortal. Um bombista suicida detonou um cinto de explosivos no meio de uma multidão xiita que participava na comemoração religiosa da Ashura* e num funeral.

Pelo menos 41 pessoas morreram e 33 ficaram feridas.

Os jihadistas consideram “hereges” os xiitas, em maioria no Iraque.

As autoridades suspeitam que o EI esteja por detrás dos outros dois ataques.

O país assiste a uma escalada de atentados, numa altura em que as forças iraquianas, apoiadas pela coligação liderada pelos Estados Unidos da América, se preparam para uma ofensiva militar que tem como objetivo retomar a cidade de Mossul, o bastião do grupo Estado Islâmico no Iraque.

A *Ashura é uma festa religiosa, que se realiza em todo o mundo muçulmano, em memória do martírio do neto do profeta Maomé, o imã Hussein, assassinado na batalha de Karbala (10 de outubro 680).