Batalha de Kobani contribui para unificação dos curdos

  • há 10 anos
Um contingente de combatentes curdos iraquianos assumiu posições na cidade síria fronteiriça de Kobani. Com recurso a armamento pesado pretendem ajudar os curdos sírios a conter o avanço, no terreno, do autoproclamado grupo Estado Islâmico.

O presidente da região do Curdistão iraquiano disse estar preparado para enviar mais combatentes peshmerga em caso de necessidade.

Na capital curda Erbil, muitos homens dizem-se prontos para rumar a Kobani e auxiliar no combate ao inimigo.

“Finalmente tivemos boas notícias do nosso Governo. Estamos contentes com a decisão de enviar peshmerga para Kobani. É um bom passo. Estamos preparados para ir até lá. Eu próprio estou preparado para combater todo o ano”, diz Ibrahim Aziz.

Najat Hassan acrescenta: “Estou orgulhoso com esta decisão. Os curdos lutam agora em nome de todo o mundo. O autoproclamado Estado Islâmico é um grupo terrorista internacional que luta e ameaça o mundo, não apenas os curdos.”

Mohammed Shaikhibrahim, Euronews: “Os ataques do autoproclamado grupo Estado Islâmico contra a cidade de Kobani contribuíram significativamente para a união dos curdos, que reforçam agora que pertencem à mesma nação independentemente do lugar onde vivem.”

Recomendado