Curdos manifestam-se em toda a Europa em solidariedade com Kobani

  • há 10 anos
Milhares de curdos manifestaram-se este sábado na Turquia e um pouco por toda a Europa para apelar à defesa de Kobani, a cidade síria sitiada há mais de um mês pelo grupo Estado Islâmico.

Na região de maioria curda de Diarbakir, assim como em Istambul, as concentrações decorreram sem incidentes, depois das marchas de outubro terem sido marcadas por pelo menos 12 mortos.

A chegada de um contingente de militares do curdistão iraquiano (peshmergas) a Kobani parece ter acalmado a revolta contra a aparente falta de intervenção da Turquia no conflito, do outro lado da fronteira.

“Esta é uma manifestação pacífica de uma plataforma democrática. Nós defendemos a paz contra a violência do Estado Islâmico que ameaça a paz no Médio Oriente. Estamos aqui para apoiar a paz e a fraternidade na região”, afirma a deputada curda e número dois da principal formação política curda, Sebahat Tuncel.

“Nós estamos aqui para apoiar a resistência legítima dos curdos. Em Kobani estão a resistir pelos nossos direitos e é por isso que decidi sair à rua”, afirma uma manifestante em Istambul.

Berlim assim como várias capitais europeias foram igualmente palco de marchas em solidariedade com Kobani.

Segundo os media turcos, o governo do país poderia ter decidido congelar as discussões de paz com os separatistas do PKK, após vários ataques do grupo contra militares turcos na semana passada.