Avançar para o leitorAvançar para o conteúdo principalAvançar para o rodapé
  • há 15 anos
Foral manuelino de Cantanhede recuperado
Escrito por Independente de Cantanhede
12-Nov-2008
O diploma ourtogado a 20 de Maio de 1514 pelo rei D. Manuel I serviu de mote “O Foral Manuelino de Cantanhede”, livro a ser apresentado publicado no próximo sábado, 15 de Novembro, às 17H00, no salão nobre dos Paços do Concelho.
Maria Alegria Marques, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, coordenadora científica da obra “O Foral Manuelino de Cantanhede” e autora do estudo que dá enquadramento histórico à reprodução da versão original do diploma outorgado em 20 de Maio de 1514 pelo rei D. Manuel I, vai ser a responsável pela apresentação da obra.
Dividido em quatro partes, o livro começa por situar a “A região de Cantanhede nos tempos medievais”, apresentando depois “Os senhores de Cantanhede”, nas quais já integra uma abordagem ao modo como surgiu uma entidade administrativa local que esteve na origem do concelho.
Nos capítulos seguintes, o estudo de Maria Alegria Marques parte de uma reflexão sobre “A reforma manuelina dos forais” para explicar a importância do “Foral manuelino de Cantanhede” no contexto social, económico e político do século XVI, sendo de destacar ainda a análise a aspectos materiais, técnicos, estilísticos e artísticos do documento, cujo material de suporte é o pergaminho e que “apresenta três assinaturas autógrafas, a do rei D. Manuel, a de Fernão de Pina, ambos subscrevendo o foral, e a do chanceler Rui Boto”.

Categoria

🗞
Notícias

Recomendado

0:48
2:17
2:11