Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 4 horas

Categoria

Pessoas
Transcrição
00:00Secretário, por favor, explica pra gente...
00:03Deixa eu só passar aqui.
00:06Explica pra gente a finalidade desse simulado, quem participou e quais simulações foram realizadas aqui.
00:13Salvador faz a maior festa de rua do planeta, o maior carnaval do mundo, tá no Guinness.
00:17Então a gente precisa ser a cidade também mais organizada pra receber esse grande evento.
00:22Hoje aqui a gente simula um evento com grandes vítimas, com inúmeras vítimas, múltiplas vítimas.
00:27A gente trouxe aqui um trio elétrico que começou tocando, começou a juntar populares, curiosos ao redor do trio elétrico.
00:33E de repente a gente inicia a simulação sem avisar as pessoas.
00:36Você tem ali estudantes de medicina que vão simular os feridos, como se esse trio elétrico tivesse perdido o controle e atropelado inúmeras pessoas.
00:44Ali aqueles estudantes, algum deles vão simular um acidente leve, outros mais graves e outros inclusive uma situação de óbito.
00:50Então a gente vai coordenar depois aí as forças de segurança que provavelmente seriam os primeiros a chegar num evento como esse.
00:55Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, como é que eles vão se comportar num momento desse, afastando os curiosos, isolando a área pra que a gente possa chegar com o SAMU pra atender aquelas pessoas.
01:05Na sequência chega o Corpo de Bombeiros e as ambulâncias do SAMU.
01:08Fazem a triagem dessas pessoas, desses pacientes, dos mais graves aos mais leves, separando aquele que foi óbito.
01:15E a partir dali a gente inicia o tratamento pra salvar essas pessoas.
01:18A gente contou hoje aqui, inclusive com o helicóptero do Corpo de Bombeiros, pra caso alguma dessas pessoas precisasse ser transferida imediatamente pra uma unidade de saúde, pra ter um suporte maior.
01:28Então o simulado começou aqui, mas não terminou ainda.
01:31Ele tá seguindo agora em nossas UPA, tá seguindo no HGE.
01:33Os pacientes mais graves, eles foram levados pra ambulância e essas ambulâncias vão seguir realmente até o HGE, até a UPA, a unidade de destino dela, dependendo da gravidade da situação.
01:41E lá os profissionais de saúde vão se deparar também com a simulação real, em que várias ambulâncias chegam ao mesmo tempo e como é que eles vão fazer pra seguir na triagem e tratar aqueles casos mais graves e a gente poder salvar essas pessoas.
01:52Então o Salvador se tornou referência nacional nesse tipo de evento pela seriedade como a gente trata isso, né, e pela qualidade do trabalho que a gente tem feito aqui no Carnaval todos os anos.
02:01Então é mais um passo, é mais um dia de preparação.
02:04Então amanhã começa aí o pré-Carnaval, então a gente faz mesmo na antivéspera, porque o cenário já tá inclusive bem parecido com aquele que a gente encontraria caso um evento desse acontecesse realmente.
02:16Secretário, são profissionais que já lidam com incidentes, com acidentes, mas a gente precisa destacar que durante o Carnaval a atuação precisa ser diferente.
02:23Muitas pessoas nas ruas, trânsito, né, bloqueio de trânsito, enfim, várias situações aí que acabam interferindo.
02:29Claro, é por isso que a gente tenta manter o máximo de pessoas e investir na capacitação desses profissionais.
02:35Por exemplo, os profissionais que trabalham da Secretaria de Saúde nessas unidades, muitos deles passaram por capacitação, outros, a gente precisa reforçar também nosso time,
02:43a gente contrata profissionais do mercado pra reforçar o nosso time pra esse grande evento que é o Carnaval, passam por seleção de currículos, alguns passaram por prova,
02:52pra que a gente tenha a equipe mais qualificada possível pra esse dia.
02:54Então isso aqui é mais um passo, mas o trabalho não começou hoje, ele já vem se desenvolvendo e como eu disse é um trabalho de anos, que a gente vem evoluindo ano a ano.
03:02Muito obrigada, meu secretário. Obrigada.
Comentários

Recomendado