Pular para o playerIr para o conteúdo principal
MPMG lança força-tarefa para restringir acesso à represa Vargem das Flores. Em coletiva, representantes dos diferentes órgãos da força-tarefa detalham o funcionamento intensificado na época de carnaval.

Imagens: Izabella Caixeta/EM

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com/
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas/

#varzeadasflores #mpmg #carnaval

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Existe uma força tarefa que já funciona há alguns anos e que se reúne no início do ano, que tinha foco como os feriados do carnaval, mas esse ano se tornou uma força tarefa permanente porque nós temos visto a necessidade da fiscalização ser intensificada em todos os feriados prolongados do ano, na verdade em todos os dias, com esse reforço durante os feriados prolongados,
00:24já que nessas datas que as pessoas aumentam o interesse em ir para a região com festividades e atividades aquáticas, o que é vedado pelo plano de manejo e pela legislação estadual.
00:36Essa última reunião que nós participamos, que foi dia 15 agora, ficou acertado que eles vão fechar as entradas, se tiver embarcações, como já tivemos notícia de catamarã navegando pelo espelho d'água, ele pode ser apreendido e as respectivas sanções devidamente aplicadas.
00:57Em relação à base das flores, a nossa atuação vai ser somente num caso de alguém acessar de alguma forma o espelho e se acidentar e se formos acionados, a gente tem a obrigação de dar o apoio, de fazer o socorro.
01:11Então isso aí permanece independente da restrição lá no espelho d'água.
01:15A atuação da marinha é sempre muito importante.
01:45A gente faz uma parceria junto, a gente trabalha com drones, com fiscalizações, com blitz, com embarcações do bombeiro, da polícia militar, com apoio dos batalhões ordinários da área.
01:55Então assim, o cercamento é bem feito.
01:58As pessoas dos arredores ali, na verdade, estão diminuindo a utilização das embarcações.
02:02Cada vez mais tem aumentado a consciência em relação à proibição.
02:06Principalmente nessa data, as pessoas estão em folga, então elas aproveitam para poder colocar as embarcações aí na água.
02:12Já sabem que não pode. Alguns ainda desobedecem às ordens.
02:17Então a fiscalização esse ano vai ser mais rigorosa e como as promotoras disseram, a partir de agora vai ser uma fiscalização mais constante.
02:24Vamos ter um aumento efetivo.
02:25Eu posso falar em números especificamente em relação à polícia militar do meio ambiente.
02:29A gente tem patrulhamentos ali embarcados, patrulhamentos de viaturas.
02:32Nós vamos contar aí com o apoio de militares de Belo Horizonte, que vão vir para ficar principalmente do lado de contagem.
02:38E o meu pessoal de Betim vai ficar no lado de Betim.
02:41Nós vamos ter o apoio do 66 Batalhão, do 66, e do 33 também, nas blitzes e nos posicionamentos ali para fechar as entradas ali.
02:50Que é onde as pessoas já estiverem vindo com embarcações, com petrechos ali que podem ser usados para corromper ali as normas e as nossas regras.
02:59As regras que foram criadas.
03:00Bem, é muito importante a gente ressaltar que a Lagoa é regulamentada pela APA, que foi criada a Unidade de Conservação, regulamentada pelo Estado.
03:12E, portanto, ela está sujeita à legislação ambiental do Estado de Minas Gerais, que prevê, inclusive, a possibilidade de aplicação de multas e outros tipos de infrações aos infratores.
03:21Mas a gente está fazendo esse trabalho, intensificando esse trabalho de fiscalização, porque percebemos, ao longo dos anos, que a população não tem consciência de que, na verdade, a Lagoa Vaz das Forças não é um balneário.
03:34Ela se trata de um reservatório de abastecimento muito importante para a região metropolitana.
03:38Mas, sim, o objetivo é educar, não punir, mas existem as previsões de punições também na legislação do Estado.
03:47Desde a aprovação do plano de manejo da APA, foi previsto que o acesso ao espelho d'água é proibido para atividades recreativas.
03:56Então, nesse sentido, é definitivo, sim.
03:58O que acontece é que, no período de carnaval e outros feriais prolongados, a população pretende acessar com mais frequência essa região.
04:07Então, nós estamos intensificando a atuação neste período, juntamente com os demais órgãos de fiscalização da Força-Tarefa.
04:15Não posso, especificamente, falar do valor de multa, está previsto na legislação do Estado, mas já existe uma APA dos pontos de acesso.
04:22A Copasa já tem essa estratégia de atuação, que eles montaram junto com os demais órgãos.
04:28Acredito que são cerca de seis pontos de acesso à região.
04:32E a nossa ideia é que o município de Betim e Contagem, justamente com os demais órgãos, estabeleçam blitz orientativas e também com restrição de acesso nesse período,
04:43justamente para evitar que haja ali aglomerações, passagem de trios elétricos, carros de som, etc.
04:50É importante a população entender que é vedado o acesso ao espelho d'água.
04:55Mas não é proibido o trânsito de pessoas pelo local.
04:59É que as atividades dentro da APA, naquela região, elas têm uma finalidade mais de contemplação, educação ambiental.
05:07A região não serve para banho, esportes aquáticos, etc.
05:12A região não serve para banho.
Comentários

Recomendado