Japão e Filipinas assinam pacto de defesa para combater a "crescente ameaça chinesa"
De acordo com os funcionários japoneses e filipinos, o novo pacto ajudará os dois países a responderem a catástrofes naturais, uma preocupação comum, e a participarem em missões de manutenção da paz da ONU, o que será um complemento para facilitar os exercícios de combate em cooperação.
LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2026/01/15/japao-e-filipinas-assinam-pacto-de-defesa-para-combater-a-crescente-ameaca-chinesa
Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.
00:00O Japão e as Filipinas assinaram um pacto de defesa que permite a partilha isenta de impostos de abastecimentos durante treinos conjuntos.
00:12Um acordo que visa reforçar a dissuasão contra a China e que foi assinado por líderes diplomáticos dos dois países em Manila na quinta-feira.
00:21O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão anunciou também na cerimónia que Tóquio irá reforçar a segurança e o apoio ao desenvolvimento econômico das Filipinas.
00:34O novo acordo ainda aguarda ratificação pelos legisladores japoneses e é o mais recente a ser assinado pelos dois países para aprofundar a sua aliança de segurança.
00:45Permitirá o fornecimento isento de impostos, de munições, combustível, alimentos e outros bens críticos durante exercícios de treino conjuntos.
00:57O pacto surge num contexto de tensões crescentes com a China, isto depois de o governo japonês ter ameaçado Pequim com uma intervenção militar se o país atacasse Taiwan.
01:09As Filipinas e o Japão também tiveram os seus próprios conflitos territoriais com Pequim nos mares da China Oriental e Meridional.
Comente primeiro